Para identificar um novo risco de sua unidade, acesse a tela de Tarefas. Na tela de Tarefas do Riscos, selecione a unidade em que o risco será identificado no campo Unidade organizacional. Em seguida, clique em Identificar Risco:


O risco que será identificado pertencerá a unidade selecionada no passo acima. Na tela em que será aberta, inicie a identificação do seu risco preenchendo e selecionando as informações obrigatórias:


 


  1. Código: preencha o código de identificação do risco;
  2. Identificação: preencha uma descrição clara e concisa do risco que está sendo identificado. A ideia é que qualquer pessoa que leia a identificação entenda rapidamente qual é o risco e por que ele é relevante.  
  3. Processo: nessa listagem serão exibidos os processos vinculados a unidade em que o risco está sendo vinculado, caso não encontre o processo desejado, siga os passo do artigo cadastrando um processo para vinculá-lo a unidade em questão;
  4. Origem: selecione uma das duas opções: Ambiente interno ou Ambiente externo;
  5. Tipo de Risco: selecione o tipo do risco, esse campo é usado para categorizar o risco de acordo com sua natureza o que facilita a priorização e a abordagem adequada. Caso não tenha nenhuma opção disponível clique em Adicionar Novo para cadastrar um tipo de risco.


Após todas as informações estarem preenchidas de acordo, conforme o exemplo acima, clique no botão Adicionar:


Ao gravar, o sistema adicionará seu risco, exibindo as informações conforme o seu cadastro:



Ainda nessa tela, no canto esquerdo da tela, você poderá identificar outros riscos repetindo as orientações dos passos anteriores.


O risco identificado, ficará em sua tela de Tarefas para ser feito o próximo passo de Análise e avaliação, conforme explicamos neste artigo.


Caso necessário, você poderá excluir o Risco que acabou de identificar, clicando no ícone de lixeira localizado ao final do mesmo: