Índice
- Configurando a integração
- Integrando os resultados
- Informações importantes
- Possíveis erros durante a integração
- Integração de acordo com cada fluxo do Tools
Configurando a integração
Dentro do módulo TOOLS, o Nexus permite a integração de ocorrências. Para realizar esta integração, o usuário deve selecionar Tools -> Ocorrências, conforme imagem abaixo. Lembrando que a integração de ocorrências somente é possível de ser realizada se os dados forem retirados diretamente do banco de dados do seu ERP.
Após selecionar Tools->Ocorrências o usuário terá acesso à tela a seguir:
Para realizar a integração, o usuário deve selecionar a “Conexão”, e o “Banco”, caso não tenha realizado a conexão ainda, consulte esse artigo.
Também a periodicidade que a integração será executada e o horário.
Atenção: Essa configuração não é responsável por executar a integração de forma automática, a mesma é utilizada para bloquear o Service para que este não execute antes do horário definido no “Agendador de Tarefas” - “Task Scheduler”. Para a integração executar automaticamente, leia esse artigo.
Na tela abaixo, o usuário deve criar a consulta SQL que extrairá as informações do ERP.
A consulta deve retornar obrigatoriamente as informações: “Codigo”, “Ocorrencia”, “Unidade”, “ResponsavelAnalise”, ”Descricao”, “ResponsavelOcorrencia”, “TipoOcorrencia”, “DataRegistro”, “Processo”, “Origem”, “ResponsavelDispImediata” e “Campopersonalizavel” (caso no módulo Tools tenha algum campo cadastrado e definido como obrigatório), sempre respeitado os aliases que serão utilizados como base de informações no momento da integração das ocorrências.
Cada campo precisa retornar um tipo de informação, por exemplo, para os campos de responsáveis (“ResponsavelAnalise” e “ResponsavelOcorrencia”) é necessário que a consulta retorne o e-mail de cada um deles; para os campos “Processo”, “Unidade” e “Origem”, há a necessidade de informar o nome dos mesmos conforme os dados que estão cadastrados no sistema.
Em caso de dúvidas sobre os campos e os formatos dos dados a serem informados, ao clicar no ícone de “Ajuda” será apresentado um dicionário de dados com a especificação de cada um dos campos.
Integrando os resultados
Após configurar o tipo de integração, o usuário deve clicar em Executar. Ao clicar neste botão, o usuário não irá integrar, somente irá executar e verificar os resultados exibidos na tela.
Caso o resultado da execução se encontre conforme desejado, o usuário deve gravar a integração, clicando no botão Gravar integração, assim as configurações da integração serão salvas. Para integrar os resultados no TOOLS é necessário clicar em Gravar e Integrar.
Informações importantes
Ao realizar a integração, o código da ocorrência que consta no seu sistema ficará salvo no campo “Ocorrência”, para facilitar a identificação, conforme exemplo abaixo.
O Nexus não atualizará a ocorrência que já foi integrada e cadastrada no TOOLS. Se for preciso atualizar alguma informação, será necessário excluir a mesma via sistema e integrá-la novamente, ou você poderá editá-la via sistema e realizar as adequações necessárias.
Quando se tratar da integração dos campos personalizáveis, a rotina somente integrará um (1) valor para cada campo, ou seja, se houver um campo que seja do tipo seleção múltipla, pela integração somente um valor será integrado, os demais deverão ser selecionados via sistema.
Possíveis erros durante a integração
Se houver qualquer informação padrão, como “Unidade”, “Origem”, “Processo” e “Usuários” em seu banco de dados (ERP) que não esteja cadastrada no sistema Qualyteam, o Nexus retornará uma mensagem informando qual o código da ocorrência que apresentou erro e quais os dados deverão ser ajustados, conforme exemplo da imagem abaixo.
Se houver algum campo personalizável na tela de cadastro de ocorrência definido como “obrigatório”, e este não tenha sido inserido na query, o Nexus exibirá a mensagem abaixo.
Caso seja informado um tipo de ocorrência que não existe no sistema, o Nexus retornará a mensagem abaixo. Para verificar os tipos disponíveis deverá clique no dicionário dos campos.
Integração de acordo com cada fluxo do Tools
As ocorrências serão cadastradas e encaminhadas para as devidas etapas seguindo o fluxo que está configurado na sua base.
Disposição inicial antes da abertura do RNC – Neste fluxo as ocorrências serão integradas e ficarão pendentes na etapa de elaboração do plano de disposição, para que o responsável possa elaborar as ações. Para mais informações sobre o fluxo, acesse o artigo: Disposição inicial antes da abertura do RNC.
Revisar antes da disposição inicial – Nesse fluxo as ocorrências serão direcionadas primeiro para o aprovador revisá-las para depois seguir o fluxo normalmente. O aprovador da ocorrência é definido pelo campo responsavelanalise, na integração. Para mais informações sobre o fluxo, acesse o artigo: Disposição antes da disposição inicial.
Disposição inicial e abertura de RNC em paralelo – Neste fluxo ao integrar a ocorrência, o sistema gerará em paralelo a pendência para elaborar o plano de disposição e também a pendência para decidir sobre a abertura do RNC. Para mais informações sobre o fluxo, acesse o artigo: Disposição inicial e abertura de RNC em paralelo.