O primeiro passo para iniciar a integração do ERP com o Nexus, é criar uma nova conexão com a base de dados. Ao selecionar “Arquivo” o usuário terá a possibilidade de criar esta conexão clicando em “Criar Conexão”, como mostrado abaixo. Lembrando que esse passo só será necessário caso a integração feita seja por banco de dados.
Após clicar em “Criar Conexão”, será apresentada a tela a seguir.
A tela é dividida em duas partes. A parte esquerda contém a lista das conexões já cadastradas e a parte direita contém o formulário de cadastro e edição das conexões.
Para cadastrar uma conexão será necessário preencher todos os campos, conforme explicação abaixo:
Identificação: nome que identifica a conexão.
Servidor: Endereço no qual o banco se encontra.
Driver: Neste ponto o usuário deve selecionar em qual tipo de SGBD (Sistema de gerenciamento de banco de dados) a conexão será realizada. O aplicativo suporta MySQL, Oracle, PostgreSQL, SQLserver, Firebird .
Porta: A porta em que o serviço se encontra.
Usuário: Usuário com permissão para conexão ao banco. Obs: Pode ser um usuário com permissão de apenas consulta.
Senha: Senha do usuário informado.
Após preencher todos os campos, deve-se clicar em “Testar Conexão”, assim é possível verificar se os dados inseridos estão corretos. Caso os dados estejam corretos, mas o Nexus informa que não foi possível realizar a conexão, entre em contato com a equipe de suporte, informando o problema e enviando uma imagem do erro.