O módulo de Oportunidades permite o cadastro de ocorrências e de não conformidades, e neste artigo, será detalhado como registrar uma oportunidade de melhoria no módulo.


Para iniciar um novo registro, acesse o menu Nova oportunidade de melhoria:


1 - Informações

O sistema irá abrir a tela de informações, e será necessário preenché-la, conforme detalhes abaixo:


Preencha os campos abaixo para registrar a oportunidade de melhoria:

  • Descrição: Detalhe a oportunidade identificada (máximo de 3000 caracteres);
  • Unidade organizacional: Selecione a unidade organizacional relacionada à oportunidade. Caso precise adicionar uma nova origem, basta clicar no campo e selecionar (+) Adicionar novo;
  • Processos: Selecione o processo afetado pela não conformidade. Caso precise adicionar uma nova origem, basta clicar no campo e selecionar (+) Adicionar novo;
  • Origem: Escolha a origem da não conformidade. Caso precise adicionar uma nova origem, basta clicar no campo e selecionar (+) Adicionar novo;
  • Inserir Anexos: Caso tenha documentos ou outras evidências relacionadas à não conformidade, clique na opção Inserir anexos para adicionar os arquivos necessários;


Finalizando o preenchimento dos campos, clique na opção Próximo.

2 - Gestão de mudanças

Na etapa 2, será necessário preencher a gestão das mudanças, informando os detalhes da mesma. Após preenchido, clique no botão Próximo. 

3 - Analisar e avaliar

Nesta etapa, deverá ser avaliada o impacto e probabilidade da implementação da oportunidade, para isso, selecione a opção desejada no mapa de calor. Ao finalizar clique no botão Próximo. 

4 - Responsáveis

Por último, selecione o usuário que será o responsável pela validação da oportunidade de melhoria. Ao finalizar clique no botão Próximo.

O sistema irá exibir uma mensagem informando que a Oportunidade de melhoria foi criada com sucesso, e a pendência para validação desta será criada para o responsável. 


Para mais informações sobre a etapa de validação, consulte o artigo de Validação.