Assim que o plano de ação for planejado na etapa 4, os envolvidos na execução do plano de ação serão avisados via e-mail para iniciar o desenvolvimento das ações, ou seja, após entendermos realmente o que aconteceu, está na hora de tomar as medidas necessárias para saná-lo.


Assim que a ação for desenvolvida, você deve acessar o sistema, inserir a evidência e finalizar a mesma, para isso localize a pendência na sua tela de tarefas, especificamente na aba Implementação:


Ao clicar na ação, será aberta uma janela, você deve inserir as informações da evidência e, se necessário, anexar arquivos comprobatórios. Essa etapa é obrigatória para que a ação seja considerada concluída:

  • No campo Evidência*: Descreva de forma clara e objetiva o que foi feito para executar a ação. Esse campo é obrigatório.
  • Inserir anexos: Clique em Inserir anexos ou simplesmente arraste os arquivos para a área indicada. Os anexos servem como comprovação visual ou documental da ação executada (fotos, planilhas, relatórios, etc.).


Após preencher o campo de evidência e anexar os arquivos, clique em Gravar. A ação será registrada como concluída, e o sistema atualizará automaticamente o percentual de implementação da RNC:



O próximo passo é definir o prazo para a avaliação de eficácia e clicar em Concluir para seguir à Etapa 6 - Eficácia.