O sistema FLAG permite cadastrar uma área de risco para seu indicador, tendo o objetivo estabelecer limites de controles para o valor que deseja ser alcançado, ou seja, o sistema irá alertar quando o resultado está dentro da meta, mas muito próximo de não ser comprido.



OBS: Somente é possível definir uma área de risco para indicadores que possuem meta e análise configurada.



Indicadores cuja meta configurada é meta única ou de outro indicador



Para incluir uma área de risco no seu indicador, siga os passos abaixo:


  1. Acesse a tela de consulta de indicador , selecione o indicador que deseja inserir a área de risco e edite seu cadastro;
  2. Na tela de cadastro do indicador, no box Inserir meta e análise, selecione a opção Incluir uma área de risco (limites de controle) dentro da meta.

  3. Ao marcar a opção, o sistema exibirá o campo Área de Atenção. Insira o valor que considera ser de risco, ou seja, por mais que o resultado esteja dentro do que se espera, está muito próximo da meta correndo o risco de ficar fora da meta nos próximos períodos de coleta.

  4. Clique em Gravar para salvar as alterações.

  5. Em seguida o sistema mostrará a mensagem abaixo confirmando o ajuste realizado.

  6. Ao visualizar o indicador já poderá notar que os valores em amarelo são as coletas que estão na área limite de risco, ou seja, quase ficando fora da meta estipulada. Lembrando que o sistema só irá mostrar a cor em amarelo, caso esteja configurada a opção de cores na tela de consulta do indicador. Para saber mais detalhes dessa funcionalidade acesse esse artigo.

Indicadores cuja meta configurada é meta por período


Caso seu indicador seja configurado com meta por período, é possível inserir um valor diferente para cada período de análise. Para isso, siga os passos abaixo:


  1. Na tela de edição do indicador, clique no botão com formato de um lápis ao lado de Meta por período.
  2. Em seguida será aberta a tela de personalização de meta. Nessa tela selecione a opção Incluir uma área de risco (limites de controle) dentro da meta.
  3. Ao marcar a opção, o sistema exibirá o campo Área de Atenção para cada período de análise. Insira o valor que considera ser de risco, ou seja, por mais que o resultado esteja dentro do que se espera, está muito próximo da meta correndo o risco de ficar fora da meta nos próximos períodos de coleta.
  4. Após inserir a área de risco, clique em Confirmar para salvar as alterações feitas.
  5. Na tela de cadastro do indicador, clique em Gravar para salvar a alteração realizada.
  6. Em seguida o sistema mostrará a mensagem confirmando o ajuste realizado.
  7. Ao visualizar o indicador já poderá notar que os valores em amarelo são as coletas que estão na área limite de risco, ou seja, quase ficando fora da meta estipulada. Lembrando que o sistema só irá mostrar a cor em amarelo, caso esteja configurada a opção de cores na tela de consulta do indicador. Para saber mais detalhes dessa funcionalidade acesse esse artigo.