O aviso de não conformidade tem por objetivo permitir que o fornecedor lhe dê o devido retorno referente a não conformidade recebida, seja ela oriunda de uma inspeção de produto ou da avaliação. Com esse aviso o seu fornecedor poderá informar os motivos, causas do problema, e/ou as ações corretivas que serão tomadas para para mitigar ou eliminar o problema que aconteceu


Por meio do link recebido no e-mail, o mesmo terá acesso a referida notificação e também poderá acompanhar como está o desempenho com a sua empresa. 


  1. No exemplo abaixo, o fornecedor recebeu um aviso referente à uma avaliação feita, portanto para obter mais informações o seu fornecedor deve clicar sobre a opção Visualizar.
  2. A tela de acesso às notificações geradas no BUY, permite que o fornecedor visualize uma tabela com todos os RNCs, informando o número, o prazo para resposta, a origem, o nome do responsável pelo envio e o status do mesmo.
  3. Para detalhar melhor as informações da não conformidade apontada, o seu fornecedor deve clicar no botão Responder, localizado à direita de cada RNC listado na tela. 
  4. Ao clicar no botão o sistema irá abrir a tela com os detalhes da não conformidade apontada.
  5. Na caixa Ocorrência serão exibidas as informações sobre a não conformidade que está sendo respondida.
    1. Código: código de identificação da não conformidade

    2. Origem da não conformidade: o sistema irá informar se o RNC foi gerado à partir de uma inspeção ou avaliação.

    3. Produto: mostra o nome do produto que foi inspecionado caso o RNC seja oriundo de uma inspeção.

    4. Lote inspecionado: informa o lote de origem do produto inspecionado.

    5. Validade: informa qual é a validade da inspeção que foi feita

    6. Data da inspeção: a data que a inspeção deveria ter sido inspecionado

    7. Inspecionado em: informa qual o dia em que o produto foi inspecionado

    8. Emitido por: quem foi o responsável pela emissão da inspeção

    9. Expectativa de resposta: data esperada para que o fornecedor envie uma resposta referente a não conformidade 

    10. Inspeção: ao clicar no link Visualizar o sistema abre a inspeção para consulta dos detalhes. 

  6. No exemplo abaixo, o sistema exibe um pouco menos de informações. Podemos perceber que esse RNC foi originado de uma avaliação, a data que a avaliação deveria ter sido feita, a data que realmente a avaliação foi feita, dentre outros detalhes. Também é possível visualizar a avaliação que originou esse RNC, clicando no botão Visualizar

  7. Na caixa Informações do cliente se refere aos detalhes da não conformidade que está sendo respondida pelo seu fornecedor.

  8. No campo Identificação do cliente o sistema exibe qual foi a não conformidade gerada. Já no campo, Disposições iniciais, exibe a providência tomada em relação ao produto não conforme, ou seja o que foi feito para minimizar o problema gerado. Exemplo de não conformidade: A espessura da telha não está de acordo com o pedido, favor verificar e realizar a troca do produto
    Exemplo de disposição inicial: mercadoria aguardando troca. Obs: substituir por telha com espessura de 20 mm, conforme pedido de compra nº 1478.

  9. Seguindo na tela, o próximo campo será Resposta do fornecedor. O campo é obrigatório e serve para que o seu fornecedor lhe envie um retorno do que aconteceu, ex.: A troca do produto será providenciada dentro de 5 dias úteis.
  10. O campo Causa(s) do problema possibilita detalhar a origem do problema.
  11. No campo Plano de ação deve-se inserir as providências que serão tomadas para regularizar o problema que aconteceu.
  12. Por fim o seu fornecedor poderá enviar um Anexo de qualquer tipo para complementar a descrição da não conformidade, seja um documento digitalizado, a cópia do pedido de compra ou uma foto por exemplo.
  13. Ao clicar em Enviar o seu fornecedor estará lhe respondendo a não conformidade gerada. 
  14. Ao clicar em Imprimir, o navegador irá abrir a tela para configuração a impressão. Sendo possível imprimir os detalhes do RNC ou salvar o arquivo no computador no formato pdf.