O dashboard do módulo de Gestão de Oportunidades foi desenvolvido para facilitar os usuários na visualização dos dados mais importantes relacionados às oportunidades de melhoria registradas no sistema.
A seguir, detalhamos cada parte da tela para ajudar a entender melhor sobre as opções disponíveis:
Filtros de visualização
Na parte superior da tela, você encontrará filtros que permitem ajustar as informações exibidas no dashboard.
- Unidade organizacional
Selecione uma unidade para visualizar apenas os dados relacionados a ela.
- Processo
Filtra as oportunidades de melhoria conforme os processos cadastrados no sistema.
Heatmap
Heatmap é um mapa de calor, ou seja, é uma representação gráfica de dados em que os valores são representados por cores.
Neste gráfico, no lado esquerdo será exibido um resumo das oportunidades de melhoria identificadas, e no lado direito a quantidade de oportunidades de acordo com a probabilidade e o impacto:
- Total de oportunidades: nesta opção será exibida a quantidade de oportunidades identificadas para a unidade definida;
- Total implementar: refere-se às oportunidades que foram avaliadas como prioritárias para implantação. Estão distribuídas em áreas da matriz com probabilidade e/ou impacto médio ou alto, onde a implementação é considerada necessária e vantajosa;
- Total ponderar: são oportunidades que exigem análise mais criteriosa antes de decidir pela implementação. Estão geralmente em zonas com probabilidade baixa e impacto baixo ou médio, sendo consideradas menos críticas;
- Total arquivar: abrange oportunidades classificadas como sem prioridade atual, ou seja, aquelas com impacto e probabilidade muito baixos;
Ao clicar sobre cada uma das opções listadas acima, o sistema irá lhe direcionar para a tela de consulta, exibindo mais detalhes sobre as oportunidades referentes.
Etapas das tarefas da oportunidade
Este painel exibe um gráfico de colunas que apresenta a quantidade de tarefas vinculadas às oportunidades de melhoria, classificadas por tipo e por status. Cada coluna representa um tipo de tarefa no fluxo de tratativa:
*Validação;
*Planejamento;
*Implementação;
*Eficácia.
Dentro de cada coluna, as tarefas são segmentadas por status, identificados por cores: No prazo, Vencendo, Atrasado.
Status das oportunidades de melhoria
Este painel exibe um gráfico de colunas que apresenta a quantidade de oportunidades, classificadas por status. Cada coluna representa um status:
*Aberto;
*Concluído;
*Recusado.
Oportunidades por processos
Este painel exibe um gráfico de colunas que apresenta a quantidade de oportunidades de melhoria registradas por distribuição de Processos.
Oportunidades por eficácia
Este painel exibe um gráfico de colunas que apresenta a eficácia das oportunidades de melhoria separadas por eficaz ou ineficaz.
Oportunidades por origem
Esse gráfico representa a quantidade de oportunidades de melhoria identificadas de acordo com sua origem, ou seja, de onde partiram as observações ou sugestões.
*Ambiente interno: Refere-se às oportunidades que foram identificadas dentro da própria organização, como por exemplo: Avaliações internas, Auditorias, Reuniões de equipe, Observações de processos, Ideias de colaboradores. Essas oportunidades geralmente vêm da vivência operacional e da busca contínua por melhorias internas.
*Ambiente externo: São as oportunidades detectadas fora da organização, como por exemplo: Feedback de clientes, Avaliações de fornecedores, Mudanças legislativas ou regulamentares, Análises de mercado e concorrência. Essas fontes externas ajudam a empresa a se adaptar ao ambiente em que está inserida e a melhorar sua competitividade.
Funcionalidades adicionais dos painéis
Em cada painel do dashboard, no canto superior direito, há ícones que oferecem recursos extras para facilitar a análise dos dados:
*A lupa com o sinal de "+" permite aumentar o gráfico (zoom in);
*A lupa com o sinal de "-" permite diminuir o gráfico (zoom out);
*O ícone de três pontinhos verticais abre um menu com a opção de fazer o download do gráfico nos formatos SVG, PNG ou CSV. Para exportar, basta selecionar o formato desejado e clicar para salvar no local desejado do seu computador.
Essas opções são úteis para quem deseja ampliar a visualização ou exportar as informações para apresentações, relatórios ou análises fora do sistema.