O módulo de Não conformidades permite o cadastro de ocorrências e de não conformidades, e neste artigo, será detalhado como registrar uma não conformidade no módulo.


Para iniciar um novo registro, acesse o menu Registrar não conformidade:


Etapa 1 - Detalhes

Preencha os campos abaixo para registrar a não conformidade:

  • Descrição: Detalhe a não conformidade identificada (máximo de 3000 caracteres);
  • Data da ocorrência: Escolha a data em que a não conformidade foi identificada;
  • Unidades organizacionais: Selecione a unidade organizacional relacionada à não conformidade;
  • Processos: Selecione o processo afetado pela não conformidade;
  • Origem: Escolha a origem da não conformidade. Caso precise adicionar uma nova origem, basta clicar no campo e selecionar (+) Adicionar novo;
  • Inserir Anexos: Caso tenha documentos ou outras evidências relacionadas à não conformidade, clique na opção Inserir anexos para adicionar os arquivos necessários;

  • Observações: Se houver qualquer informação adicional que ajude na compreensão da não conformidade, preencha o campo de Observações (máximo de 1100 caracteres);

  • Definir responsável por cada etapa: Você deve designar os responsáveis por cada uma das etapas da não conformidade. As etapas incluem: *Causa e Planejamento, *Acompanhamento da Implementação,*Eficácia.

  • Prazo: No campo Prazo, insira a data de conclusão para a implementação das ações corretivas.


Finalizando o preenchimento dos campos, clique na opção Próxima Etapa:

Ao prosseguir para a próxima etapa, o sistema emitirá o aviso de que a não conformidade foi criada e uma notificação foi enviada aos usuários responsáveis para prosseguir para a etapa 2.