Ao acessar o módulo de Gestão de Riscos será necessário configurar as unidades nas quais os riscos serão avaliados.
Clique sobre o menu Unidades:
O sistema irá lhe direcionar para uma nova tela. Clique em Configurar unidade:
O sistema irá lhe direcionar para uma nova tela. Abaixo detalharemos cada um dos campos exibidos:
Deverá iniciar pelas 1 - Informações básicas, clique sobre o campo Unidade Organizacional e selecione uma das unidades cadastradas ou clique em Adicionar Novo:
Ao selecionar a opção para adicionar uma nova unidade, o sistema abrirá uma nova tela para cadastrá-la, insira o nome da Unidade organizacional e após clique em Adicionar:
Se por algum motivo não será necessário prosseguir com o cadastro, clique em Cancelar ou no X para fechar a tela:
Após, no campo Responsável deverá selecionar o usuário quem será o responsável por avaliar os riscos desta unidade.
Definidas as informações básicas, deverá prosseguir preenchendo as informações do 2 - Período de reavaliação dos riscos, no campo Período selecione a periodicidade em que os riscos dessa unidade serão avaliados:
Após, na opção 3 - Configuração de apetite ao risco deverá selecionar o modelo adequado para a sua organização para o tratamento dos riscos, selecionando entre as opções 3x3, 4x4, 5x5.
Ao selecionar as opções da matriz de riscos, os eixos probabilidade e impacto serão ajustados de acordo com cada uma delas, abaixo detalharemos as nomenclaturas dos eixos:
3x3 serão exibidos os eixos: Baixo, Moderado e Alto;
4x4 serão exibidos os eixos: Muito baixo, Baixo, Alto e Muito alto;
5x5 serão exibidos os eixos: Muito baixo, Baixo, Moderado, Alto e Muito alto.
No campo Editar rótulos dos eixos e quadrantes, também será possível alterar as nomenclaturas referente aos Quadrantes, Eixo Probabilidade, Eixo Impacto conforme a necessidade de sua empresa. Após realizar todas as alterações necessárias, clique em Gravar, ou em Cancelar caso desejar descartar as informações alteradas.
Vale ressaltar que após configurar a matriz de risco, não será possível realizar alterações na mesma novamente.
Considerando os critérios conforme detalhamos abaixo:
Reter | O risco não é significativo. | Nenhuma ação preventiva, apenas monitoramento. |
Mitigar | O risco é significativo, mas não é crítico | Ações preventivas. |
Evitar | O risco é crítico. | Ações que eliminem a fonte do risco ou a atividade que gera o risco. |
Para definir os quadrantes deverá clicar sobre os mesmos até a opção desejada ser exibida:
Após definido como os riscos serão avaliados, clique em Próximo:
Na etapa de 4 - Processos e responsáveis deverá definir a qual(is) processo(s) será(ão) avaliado(a) o(s) risco(s) da unidade definida.
No campo Processo selecione o processo desejado, ou caso o processo ainda não esteja cadastrado, clique em Adicionar novo.
Ao clicar em Adicionar novo o sistema disponibilizará uma nova tela onde deverá inserir o nome do processo, após clique em Adicionar:
O sistema irá exibir uma mensagem informando que o Processo foi gravado com sucesso!
Se por algum motivo não seja mais necessário prosseguir com o cadastro, clique em Cancelar ou no X disponibilizado na tela:
No campo Responsável selecione o usuário responsável por avaliar os riscos desse processo. Caso o usuário desejado não esteja sendo listado, será necessário cadastrá-lo nas configurações do sistema:
Em seguida, poderá definir um prazo para o responsável realizar a identificação do risco, para isso insira as informações no campo abaixo:
Após definidas as informações dos campos, clique em Adicionar:
Nesta etapa poderá informar quantos processos for necessário. Após inseridos os processos, clique em Concluir:
Após finalizado, o sistema irá informar que a unidade organizacional foi cadastrada. Caso desejar poderá Cadastrar outra unidade ou Ir para Tarefas: