Para realizar o planejamento das ações a fim de tratar um risco, siga os passos abaixo.


Na tela de Tarefas localize o risco desejado. Para isso, selecione a unidade no campo Unidade organizacional ou utilize os filtros disponibilizados, clicando em Filtro:



Após localizar o risco, clique no ícone Aberto na etapa 3 Planejamento para iniciar:



Na tela em que será aberta, clique na opção Criar plano de ação:



Nota: Caso não seja necessário criar um plano de ação para o Risco, clique na opção Justificar não implementaçãoPara saber mais sobre essa opção, acesse esse artigo.


Ao clicar na opção Criar plano de ação alguns campos obrigatórios serão abertos, sendo eles:

  1. O que deve ser feito: nesse campo descreva a ação do plano;
  2. Quem deve fazer: selecione o responsável pela ação;
  3. Até quando: selecione o prazo para implementar a ação.


Após preencher todos os campos conforme o exemplo abaixo, clique no botão Adicionar para gravar as informações:


Após adicionar a ação, ao lado direito da tela a mesma será exibida com as informações inseridas:



Caso queira adicionar mais ações, basta seguir os passos anteriores. Após adicionar todas as ações desejadas, clique no botão de Concluir localizado na parte inferior direito da tela:



Após concluir a mensagem de confirmação abaixo será exibida:



Caso queira editar a ação adicionada, clique no ícone do lápis localizado no final da ação. Ao clicar no ícone, as informações da ação serão exibidas em seus devidos campos no lado esquerdo da tela, onde será possível editá-las. Após finalizar as edições, clique em Gravar para salvar as informações, conforme abaixo:




Para excluir a ação adicionada, clique no ícone da lixeira localizado no final da ação. Depois clique no botão de Excluir para confirmar a exclusão. Caso não queira excluir, clique no botão Cancelar: