Já vimos nesse artigo que o FLAG disponibiliza o BSC e permite que a visualização seja feita de duas formas. A que será explicada abaixo, se trata da visualização do mapa de objetivos. Esse tipo de visualização é baseada nas perspectivas que estão cadastradas no sistema, por padrão as perspectivas são: Financeira, Clientes, Processos e Pessoas, porém é possível cadastrar as perspectivas correspondentes ao formato que a sua empresa está configurada.


IMPORTANTE: Para utilizar o BSC no FLAG, acesse o menu de configurações e habilite a configuração. 



Para explicar o funcionamento do BSC no sistema, vamos apresentar um modelo hipotético. O mapa dos objetivos foi desenvolvido a partir do planejamento estratégico que consiste na definição das 4 perspectivas do BSC já mencionados acima. A partir disso é definido o mapa com os principais objetivos que serão implementados para obter efetivo resultado.


O mapa estratégico é um diagrama que serve para organizar as ações que precisam ser feitas para que a empresa atinja sua estratégia, em torno de quatro grandes dimensões ou perspectivas. Dentro das “ações” estão os objetivos estratégicos.


Supomos que a empresa queira aumentar a receita financeira (financeiro), para isso os clientes precisam estar satisfeitos com o produto que estão adquirindo (cliente), pois eles esperam receber produtos e serviços de ótima qualidade (cliente).


Para fornecer produtos e serviços na mais alta qualidade sempre que for solicitado, os processos precisam estar funcionando de forma correta (processos internos), para isso os colaboradores precisam ser treinados e desenvolvidos (pessoas) para sempre atingir a excelência nos serviços prestados.



Perceba que desdobrando os objetivos uma espécie de cascata foi criada e assim a empresa tem uma ideia de onde quer ir e como quer chegar. Para implementar o BSC a partir desse ponto, basta separar os objetivos desdobrados conforme as perspectivas: Financeira, Clientes, Processos e Pessoas. 




Tendo os objetivos e as perspectivas cadastradas no sistema, basta fazer a relação entre ambos. Para isso siga os passos abaixo.


  1. Na tela de edição ou cadastro do indicador, clique na opção Inserir objetivo e selecione o objetivo que irá configurar o BSC.
  2. Com o objetivo selecionado clique no lápis para fazer a edição.
  3. Na tela de edição do objetivo, selecione a perspectiva que está relacionada ao objetivo em questão.
  4. Salve os dados clicando em Gravar
  5. Repita os passos 3 e 4 para todos os objetivos que irão constar no mapa de desdobramento de objetivos.
  6. Depois de relacionar a perspectiva à cada objetivo, o próximo passo é relacionar os objetivos que são impactados e os que impactam. Para isso, edite novamente os objetivos.
  7. No campo Objetivos que ele impacta, selecione as opções que são influenciadas pelo objetivo em questão, ou seja, o resultado destas impactarão em outros objetivos.
    As opções selecionadas nesse campo, serão exibidas um nível acima no mapa. 
      
  8. No campo Objetivos que impactam este, selecione as opções que o objetivo em questão irá impactar. As opções selecionadas nesse campo, serão exibidas um nível abaixo no mapa.
  9. Assim que terminar de relacionar cada objetivo, clique em gravar para salvar as informações
  10. Após finalizar as configurações das perspectivas e objetivos relacionados, você poderá conferir o mapa dos objetivos na visão geral do módulo.  
  11. A imagem abaixo ilustra o mapa sendo visualizado na visão geral, note que cada objetivo trará a informação de cada perspectiva atrelada.