O cadastro de relatórios é disponibilizado para unificar um grupo de indicadores, que podem ser apresentados em uma reunião, por exemplo, ou indicadores de um mesmo grupo para facilitar o acompanhamento dos mesmos.


Para cadastrar um relatório, clique em Novo -> Relatório.


A tela relatório irá abrir, onde estarão os campos de cadastro.

aNo campo Título informe o nome do relatório.

b) Selecione a opção Clique aqui para adicionar conteúdo, para inserir os indicadores que serão exibidos neste relatório.



Ao clicar na opção b,  sistema irá abrir as opções de configurações abaixo;

Clique sobre o campo Selecione um indicador, para que o sistema exiba a lista dos indicadores cadastrados no sistema. Selecione o indicador desejado; 

No campo Espaço que este conteúdo deve ocupar no relatório defina se o indicador será exibido no formato Duas colunas ou Uma coluna. Abaixo mais detalhes sobre cada uma das opções:



Opção exibição em duas colunas

 

Ao selecionar esta opção, os indicadores serão exibidos em toda tela, se houver mais de um indicador, estes serão listados um abaixo do outro;


Exibição em uma coluna: caso defina esta opção, o indicador será exibido lado a lado com outro indicador. Ou seja, o indicador será exibido em uma coluna.



Opção modo de exibição


Defina o modo de exibição dos resultados do indicador no relatório. O sistema disponibiliza 4 opções: Gráfico de linha, Gráfico de coluna, Gráfico de pizza ou Tabela.


I Gráfico de linha: os resultados serão exibidos em formato de linha. Conforme exemplo:


II Gráfico de coluna: os resultados serão exibidos no formato de coluna. Conforme exemplo:


III Gráfico de pizza: na opção de gráfico de pizza, os resultados serão exibidos em formato de pizza. Conforme exemplo:


VI Tabela: ao selecionar a opção tabela os valores serão exibidas no formato de tabela. Conforme exemplo:


Nota: Caso esteja selecionada a opção de exibir o indicador no modo Uma coluna o sistema irá exibir uma mensagem que Não é possível selecionar o modo tabela com uma coluna:


 

Sendo assim, basta selecionar a opção Duas colunas e após selecionar o modo Tabela.


Opção acumulado


No campo Acumulado, clique sobre o mesmo para sejam exibidas as seguintes opções: 


Não acumular: Ao definir essa opção, os resultados serão exibidos conforme coletados:



Por análise: Selecionando a opção, os resultados serão agrupados conforme o período de análise do indicador, realizando a Soma ou Média, de acordo com a configuração do indicador. No exemplo abaixo está definido a opção Soma:


Por ano: definindo esta opção o sistema irá realizar o agrupamento dos valores com base no ano, ou seja, será realizada a Soma ou Média dos valores do ano todo e será exibido no período selecionado.


Toda parte visível: com essa opção, o sistema irá exibir a Soma ou Média com base na configuração do indicador, esse cálculo será realizado somente no período selecionado. No exemplo abaixo selecionamos de Outubro a Janeiro e a configuração definida foi Soma:


Todo indicador: serão os exibidos os resultados com base na configuração de Soma ou Média de todo o indicador, ou seja desde a data de início do mesmo. Mesmo que tenha definido a exibição somente do mês de Dezembro, o calculo será realizado com os valores desde a data de início das coletas.


Opção Ver valores


Nesse campo onde poderá configurar se exibirá no gráfico do indicador os valores de Resultados, Metas e Tendência.

  1. Exemplo do gráfico com a opção Resultados definida.
  2. Quando definida somente a opção Meta.
  3.  A opção Tendência somente será exibida para selecionar caso a opção Tendência ao lado de Ver Valores esteja selecionada primeiro. 
  4. E quando selecionada a opção Tendência.

Opção acumular por


No campo acumular por, selecione o modo de exibição dos resultados dos indicadores. O sistema disponibiliza duas opções: Soma ou Média. 

Caso o indicador tenha coleta diária e análise mensal, com essas opções poderá exibir os valores com base na média do período ou soma.


Exibição dos resultados com a opção de acumular Soma:


Exibição dos resultados com a opção de acumular Média:


Na opção Casas decimais, defina a quantidade de casas decimais que serão exibidas nos resultados no gráfico. 



Opção total do ano

Ao lado do campo Casas decimais se encontra o campo Total do ano. Ao selecionar esta opção, o sistema exibirá uma coluna ao lado do gráfico do indicador com o total do ano, esse valor será alterado conforme as configurações do campo Acumular por. 


Caso esteja selecionado a opção Média o sistema exibirá a média do ano selecionado. Se a opção definida for a de Soma, será exibida a soma dos valores do ano. O exemplo abaixo apresenta a soma do ano:



A última configuração disponível é a de Exibir observações deste indicador. Ao selecionar esta opção, o sistema exibirá logo abaixo do gráfico, as observações inseridas no indicador.



Após finalizadas todas as configurações, clique em Aplicar;

Caso queira cancelar o processo, clique em Cancelar.


Mais informações


Na parte inferior do relatório, podem ser inseridas observações para o relatório clicando na aba "Observações"


Ao lado, a opção de Permissão de acesso está disponível, para que sejam definidos os usuários que podem acessar o relatório e quem poderá editar o mesmo.


a) Quem pode visualizar: neste campo, você poderá definir quais os usuários poderão acessar os dados do relatório.


b) Quem pode editar: neste campo defina quais os usuários poderão editar o cadastro do relatório e alterar as configurações dos indicadores ou adicionar ou remover indicadores.



c) Enviar link por e-mail: nesta opção você poderá configurar para enviar o link do indicador para todos os usuários cadastrados no sistema ou para um determinado grupo ou para os usuários que desejar, para mais informações clique aqui.


Realizados todos os ajustes nos indicadores, poderá clicar em Gravar. Se realizou algum ajuste erroneamente e não deseja salvar no relatório também poderá clicar em Cancelar.


Após clicar em Gravar o sistema irá exibir uma mensagem informando que o relatório foi cadastrado com sucesso e o mesmo será exibido em sua tela conforme configurado.


O sistema irá mostrar os indicador de acordo no relatório.



Para editar as posições dos indicadores no relatório, editar os indicadores selecionados, ou excluir siga este artigo.