Quando definido para o módulo TOOLS a configuração do fluxo de Revisar antes da disposição inicial, o sistema irá gerar uma pendência para que o aprovador da ocorrência revise a mesma antes de prosseguir para a etapa de disposição inicial. Esta pendência somente será gerada caso o usuário que está cadastrando a ocorrência e o aprovador sejam usuários distintos, caso seja o mesmo usuário, esta pendência não será gerada.


Logo após o cadastro da ocorrência, o aprovador da ocorrência irá receber a pendência de revisão. Na tela de inicio, localize a pendência que está para revisão, a mesma será identificada como Revisão de nova ocorrência. A imagem abaixo ilustra a mesma.

 

  1. Ao clicar na pendência o sistema exibirá as informações da ocorrência registrada. 
  2.  Caso houver informações incorretas clique no botão Editar, assim os dados de registro da mesma poderão ser editados conforme a necessidade. 
  3. Assim que as correções forem aplicadas, clique em Gravar.
  4. Após conferir as informações de cadastro, você poderá conferir o usuário que foi designado para supervisionar o plano de disposição inicial. 
    1. Caso não seja necessário ter disposições iniciais para a ocorrência que está sendo revisada, desmarque o checkbox;
    2. No campo Supervisão é possível trocar o responsável escolhido para supervisionar o plano;
    3. No link Nova ação de disposição, é possível cadastrar ações para o plano de disposição. Assim que supervisor irá receber o plano com ações já cadastradas 
  5. Ao chegar no final da tela, você como revisor e aprovador, poderá decidir pela abertura ou não do rnc ou se preferir poderá tomar essa decisão após finalizada as disposições iniciais, para isso clique em Próxima etapa. Porém se decidir prosseguir com a decisão de abertura nesse momento você terá as seguintes opções:
    1. Abrir: ao selecionar essa opção você está optando por abrir um estudo de causa e plano de ação.
      Quando clicar em abrir, automaticamente o sistema irá exibir o ano e o código da não conformidade ou oportunidade de melhoria que está sendo aberta. A numeração é preenchida automaticamente, mas se necessário, pode ser editada.
      Você também tem a opção de relacionar esse registro com outro que já foi cadastrado no sistema, conforme explica o artigo Relacionar ocorrência. Nota: só é possível relacionar ocorrências finalizadas. Ocorrências canceladas e/ou ocorrências com RNC’s não irão aparecer na lista.
      Assim que selecionar a opção Abrir, você deve clicar no botão Próxima etapa para que o sistema direcione para a etapa de definição dos responsáveis e consequentemente para a etapa de elaboração do plano de disposição inicial, ou seja, enquanto esta sendo elaborado o plano de disposições iniciais, também poderá ser realizada a análise de causa e o plano de ação.
    2. Não abrir: ao selecionar a opção Não abrir, você estará optando por encerrar o registro, sem a necessidade de abrir um estudo de causa. O sistema irá solicitar uma justificativa. Ao inserir a justificativa, clique em Finalizar para encerrar o registro.
      Caso a opção de disposição inicial foi marcada, o sistema irá encerrara ocorrência, porém o plano de disposição inicial continuará aberto para tratativa.
      Caso você tenha encerrado o registro por engano ou decidiu que seria necessário abrir um estudo de causa, você pode reabrir o mesmo conforme artigo Reabrir ocorrência.
    3. Encaminhar para um responsável: você pode transferir a responsabilidade de revisão e abertura do RNC para outro usuário que ache mais adequado para tomar a decisão. Ao selecionar essa opção o sistema irá mostrar os usuários que tem permissão para decidir pela abertura ou não. 
      Ao selecionar o novo responsável pela decisão, clique em Próxima etapa para validar a opção escolhida ao fazer isso a pendência de revisão de ocorrência será transferida para o novo usuário escolhido.
    4. Cancelar: ao clicar em cancelar a ocorrência é cancelada e a mesma não poderá ser reaberta, conforme artigo explicativo cancelar ocorrência.