O diagrama de Ishikawa, conhecido também como causa e efeito, ou espinha de peixe é uma forma de organizar e representar as diferentes teorias propostas sobre as causas de um problema, através de todos os fatores que puderam contribuir para sua geração.


Por padrão o sistema configura cada macro causa (6 M's, categorias) com os seguintes nomes:

  • Método: quando o efeito indesejado é consequência da metodologia de trabalho escolhido, ou seja, como a forma de desenvolver o trabalho influencia o problema.
  • Máquina: quando o defeito está na máquina usada no processo.
  • Medida: quando o efeito é causado por uma medida tomada anteriormente para modificar o processo.
  • Meio Ambiente: quando o problema está relacionado ao meio externo, como poluição, calor, poeira, etc., ou mesmo, ao ambiente interno, como falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.
  • Mão de obra: quando um colaborador realiza um procedimento inadequado, faz o seu trabalho com pressa, é imprudente, sem qualificação, enfim, como as pessoas envolvidas na atividade influenciam o problema.
  • Material: quando o material não está em conformidade com as exigências para a realização do trabalho, ou seja, como a qualidade e o tipo dos materiais utilizados influenciam o problema.

Porém é possível personalizar o diagrama conforme a sua empresa utiliza. Para isso leia este artigo: Configurações do TOOLS.



  1. Ao localizar a pendência de causa raiz na tela de inicio e clicar sobre a mesma o sistema irá abrir a tela de análise de causa raiz
  2. Na tela que abrir, clique no botão para abrir a tela de identificação de causa raiz utilizando a ferramenta Ishikawa
  3. O sistema irá abrir a tela com o diagrama montado e nesse momento você e a equipe que irão trabalhar na identificação da causa deverão se perguntar se o problema que buscam resolver é fruto de qual macro causa. 
    Não é preciso utilizar todos os 6M's somente aqueles que estão relacionados ao problema identificado.
  4. Passando o mouse sobre  cada macro causa (Método, Meio Ambiente, Máquina, Mão de Obra, Medida e Material), o sistema exibirá o botão ,ao clicar nele o sistema permitirá que você insira as possíveis causas do problema.
    1. Ao inserir a primeira provável causa, clique no botão OK para salvar no sistema.
    2. Marque o botão , se for a causa raiz.
    3. Já o botão , tem por objetivo deletar o item criado.
  5. Após definir a primeira causa do problema, é fundamental ir desdobrando a mesma até identificar realmente qual foi a causa raiz que gerou o desvio, pois é essa causa que será tratada com as ações do plano. Para isso utilize a técnica dos 5 porquês, na qual você vai questionamento para cada causa identificada o porquê da mesma.
    No exemplo abaixo para o item Máquina, foi identificado que os componentes da máquina estavam queimados, mas por que estavam queimados? Porque a máquina estava sem manutenção.
    Seguindo a lógica e questionando o porquê da máquina estar sem manutenção, foi identificado que o colaborador responsável estava de folga e não havia ninguém para fazer a substituição, com isso trabalhamos com a macro causa Método, já que o problema que aconteceu foi por conta da forma que o processo funciona atualmente. 
  6. Ao identificar todas as possíveis causas, passe o mouse sobre o item e clique no botão de edição
  7. Ao editar o item, clique sobre o botão e posteriormente em OK, para definir como a principal causa raiz para a categoria.
    • Para excluir uma possível causa cadastrada, clique no botão
    • Caso a ordem da causa tenham sido cadastrada errada, clique nas setas que fica ao lado do botao OK . A seta para cima irá subir em uma posição o item e a seta para baixo irá descer a causa raiz em uma posição. Ao organizar a ordem das causas, clique no botão OK para salvar as alterações feitas.
  8. Ao identificar os itens como causa raiz, os mesmos ficarão verdes e com um sinal check
  9. Ao identificar a causa raiz do problema, clique no botão Concluir Análise, para finalizar esta etapa. 
  10. Ao finalizar o estudo da causa raiz o sistema irá destacar a mesma na tela e permitirá que você continue identificando a causa raiz com outras ferramentas ou prosseguir com a pendência.  


Caso você identifique que esse RNC não precisa ser mais tratado, você pode solicitar o cancelamento do mesmo, basta clicar no botão Cancelar. O sistema irá abrir uma caixa para selecionar o responsável que irá receber a solicitação, descrever o motivo do cancelamento e se necessário anexar um arquivo para complementar o pedido de cancelamento. 


Porém se a causa raiz foi identificada e nenhuma outra análise precisa ser feita, clique em Próxima etapa para direcionar a pendência para a criação do plano de ação



Nesse artigo você pode saber mais sobre a ferramenta: Diagrama de Espinha de Peixe, ou Ishikawa