Uma das técnicas ou ferramentas mais simples usadas para analisar a causa dos problemas é os Cinco Porquês, desenvolvida por Taiichi Ono. Essa técnica consiste basicamente em, ao encontrar um problema, perguntar seguidamente o “por que” de sua ocorrência, sempre relacionado a causa anterior. 

O número 5 vem da observação de Ono de que esse número costuma ser suficiente para se chegar a causa raiz, porém nada impede, que mais ou menos do que 5 perguntas sejam feitas para ajudar a identificar a real causa do problema.

  1. Ao localizar a pendência de causa raiz na tela de inicio e clicar sobre a mesma o sistema irá abrir a tela de análise de causa raiz
  2. Na tela que abrir, clique no botão para abrir a tela de identificação de causa raiz utilizando a ferramenta 5 Porquês
  3. Na janela que abrir o sistema irá trazer qual foi o problema que aconteceu e no canto direito clique na seta localizada à direita da tela para abrir o campo do primeiro por que da causa da ocorrência;
    1. No campo que o sistema abrir, preencha o mesmo sugerindo uma causa para a ocorrência em questão. Não se esqueça de perguntar o Porquê do problema ter acontecido. Ao finalizar o preenchimento da primeira causa, clique no OK
    2. Analise se a mesma é a causa raiz do problema ou não. Se for clique no botão , porém se não for a causa raiz clique na seta para desmembrar mais uma análise .

      Continue a análise de causa até identificar a causa raiz do problema, sempre questionando o porquê daquela situação ter acontecido. Continue respondendo os porquês até encontrar a causa raiz, clicando na seta inclinada localizada a direita de cada causa descrita.
    3. Ao passar o mouse sobre cada porquê identificado o sistema irá trazer 4 botões:
      • O botão em formato de lápis tem por objetivo editar a causa raiz descrita;
      • O botão em formato de lixeira tem por objetivo excluir a causa raiz. Nota: caso a causa raiz que será excluída tenha outras relacionadas abaixo dela, todas essas serão excluídas também.
      • O botão em formato de seta tem por objetivo abrir mais uma linha pra continuar identificando a causa raiz
      • O botão em formato de check, irá selecionar a opção com causa raiz.

    4. Ao identificar a causa raiz do problema, clique no botão Concluir Análise, para finalizar esta etapa. Porém caso seja necessário continuar com a análise em outro momento, clique no botão Gravar, assim o sistema permite que a análise continue sendo feita em outra hora.
  4. Ao finalizar o estudo da causa raiz o sistema irá destacar a mesma na tela e permitirá que você continue identificando a causa raiz com outras ferramentas ou prosseguir com a pendência. 

Caso você identifique que esse RNC não precisa ser mais tratado, você pode solicitar o cancelamento do mesmo, basta clicar no botão Cancelar. O sistema irá abrir uma caixa para selecionar o responsável que irá receber a solicitação, descrever o motivo do cancelamento e se necessário anexar um arquivo para complementar o pedido de cancelamento. 


Porém se a causa raiz foi identificada e nenhuma outra análise precisa ser feita, clique em Próxima etapa para direcionar a pendência para a criação do plano de ação.