Quando uma ocorrência foi encerrada sem abertura de uma não conformidade, entende-se que naquele momento não era válido analisar a causa raiz e criar um plano de ação, ou até mesmo que tenha sido encerrada por engano. Independente do motivo, o sistema irá permitir a reabertura das ocorrências, para que o aprovador possa optar pela abertura e tratativa da causa raiz. Para isso siga os passos abaixo:
Importante: somente o usuário aprovador da ocorrência ou a pessoa que tiver permissão de acesso total no nível de usuário pode solicitar a reabertura da ocorrência.
- Acesse a tela de consulta por registros e faça a busca na ocorrência que está encerrada e precisa ser reaberta. Para facilitar utilize o filtro Status com a opção Concluído sem RNC.
- Ao abrir a tela de detalhes da ocorrência, clique no botão Reabrir Ocorrência
- O sistema irá solicitar uma justificativa para a reabertura da ocorrência. Assim que descreve-la, clique em Gravar.
- Em seguida, o sistema irá enviar um e-mail semelhante ao ilustrado abaixo para o aprovador da ocorrência. Nesse e-mail consta o título da ocorrência, a descrição e o motivo da solicitação da reabertura. O aprovador também receberá a pendência na tela de inicio. O mesmo poderá clicar no botão de visualizar ou acessar o sistema e buscar a pendência.
- Ao abrir a pendência de abertura de RNC o aprovador verá a seguinte tela:
- Justificativa de reabertura da ocorrência: no topo da tela o sistema irá mostrar quem solicitou a reabertura da ocorrência, a justificativa e a data que foi feita a solicitação.
- Identificação: nessa parte da tela o sistema mostra os detalhes do registro.
- Não conformidade: ao analisar a justificativa de reabertura e os detalhes do problema, o aprovador irá decidir pela abertura ou não da não conformidade. Para isso ele deve optar entre Abrir, Não abrir ou Encaminhar a pendência para outra pessoa mais qualificada para tomar a decisão.
Ao solicitar a reabertura da ocorrência o sistema irá deixar gravado a alteração no log do sistema.