A função inativar usuário tem por objetivo bloquear o acesso do usuário ao sistema, seja quando ele for desligado por exemplo, ou simplesmente quando ele não deve ter mais acesso as informações que estão cadastradas. 

Ao escolher pela inativação, o histórico do que ele fez no sistema se manterá e as pendências que foram abertas para ele serão direcionadas para outro responsável.


Para inativar um usuário cadastrado, siga os passos abaixo. Lembrando que é necessário ter permissão.  


  1. Acesse o menu de Configurações, localizado no canto superior direito da sua tela, clicando no ícone de engrenagem
  2. No menu à esquerda da tela, clique na opção Usuários e localize o usuário que deseja inativar
  3. Ao abrir a tela de cadastro de usuário, confira os dados existentes, certificando-se de que selecionou o usuário correto. Clique na opção Inativar.
  4. Se o usuário tiver pendências no sistema, automaticamente abrirá uma janela para escolher o substituto, ou seja, o usuário que receberá as pendências do usuário que está sendo inativado. Selecione o usuário e clique em Gravar.
    • Obs.: O usuário poderá ser substituído apenas por outro que possua o mesmo nível. No exemplo acima o Heitor poderá ser inativado somente por outros usuários que estão no nível Gestor
  5. Clique em Gravar na tela de cadastro de usuário
  6. O sistema irá emitir um aviso confirmando a edição do usuário.
  7. Ao acessar novamente a tela de cadastro, o sistema irá informar que o usuário está inativo e quem foi o substituto escolhido.


OBS.: Caso o usuário nunca teve pendências no sistema a inativação acontecerá sem que o sistema peça um substituto. A inativação será feita diretamente, sem o passo 4 explicado nesse tutorial.