A opção de relacionar ocorrências tem por objetivo relacionar problemas semelhantes para que sejam tratados no mesmo registro, assim não é necessário abrir dois estudos de causa raiz, por exemplo. E também é uma forma de contabilizar o impacto que um determinado desvio causou na empresa. 


A opção de relacionar ocorrência aparece nas etapas de:

Decisão de abertura de RNC;

Quando o aprovador decide pela abertura do RNC;

Na tela de edição da ocorrência;

Quando o RNC já foi aberto e na tela de cadastro da ocorrência;

Quando o aprovador da ocorrência é o mesmo usuário que está cadastrando a ocorrência.


Todas as formas de relacionar os registros estão explicados abaixo.



Relacionar ocorrência na etapa de abertura de RNC


Assim que a pendência de decisão de abertura de RNC for direcionada para o aprovador e o mesmo optar pela abertura de não conformidade, o campo de Relacionar ocorrências ficará disponível na tela. 

Selecione as ocorrências que possuem ligação com o RNC que está sendo aberto, lembrando que somente as ocorrências encerradas sem RNC aparecerão nessa listagem. 


Ao selecionar os registros, o sistema exibirá a relação logo abaixo do campo Ocorrências. Após relacionar todos os registros necessários, finalize a pendência de decisão de abertura de RNC.

Ao finalizar o cadastro da ocorrência, a mesma ficará disponível para consulta. Na tela de relatório é exibida a relação de todos os registros vinculados ao RNC em questão.


Relacionar ocorrências na tela de cadastro da ocorrência 


Durante o cadastro da ocorrência, no campo Aprovação e RNC, caso o aprovador seja o mesmo usuário que está fazendo o cadastro da ocorrência, e o usuário opte pela abertura da não conformidade clicando no checkbox Abrir RNC agora, o sistema irá exibir a opção Relacionar ocorrências, conforme destaca a imagem abaixo:


Ao marcar o checkbox, o sistema irá habilitar um campo e trará as ocorrências disponíveis para serem relacionadas, lembrando que somente as ocorrências encerradas sem RNC aparecerão nessa listagem. 


Ao selecionar os registros, o sistema exibirá a relação logo abaixo do campo Ocorrência e assim que relacionar todos os registros necessários, finalize o cadastro da ocorrência. 

Ao finalizar o cadastro da ocorrência, a mesma ficará disponível para consulta. Ao abrir o relatório no campo Ocorrências relacionadas, será exibida a relação de todos os registros vinculados ao RNC em questão.



Relacionar ocorrências pela tela de edição da ocorrência


Outra forma de relacionaras ocorrências no TOOLS é por meio da tela de edição de ocorrência. Ao abrir a tela de edição, logo abaixo do campo Aprovação e RNC o sistema exibirá o campo Relacionar ocorrências. Lembrando que a opção de relacionar só estará disponível se a ocorrência que está sendo editada já possuir registro de não conformidade.


Ao marcar o checkbox, o sistema irá habilitar um campo e trará as ocorrências disponíveis para serem relacionadas. Lembrando que somente as ocorrências encerradas sem RNC aparecerão nessa listagem. 

Ao selecionar os registros, o sistema exibirá a relação logo abaixo do campo Ocorrência, e assim que relacionar todos os registros necessários, finalize a edição da ocorrência. clicando em gravar.


Ao finalizar o cadastro da ocorrência, a mesma ficará disponível para consulta. Ao abrir o relatório no campo Ocorrências relacionadas, será exibida a relação de todos os registros vinculados ao RNC em questão.