Avaliação e eficácia é a etapa na qual as ações que foram implementadas na etapa anterior devem ser criticamente analisadas com o objetivo de avaliar se as medidas tomadas foram eficazes ou não. 


Para avaliar a eficácia das ações, localize a pendência na sua tela de inicio. A mesma estará identificada como Avaliar a eficácia.  

  1. Ao clicar na pendência eficácia no cabeçalho da tela o sistema irá mostrar:
    1. As informações que geraram a abertura da não conformidade. Clicando em detalhes, será possível visualizar de uma forma mais detalhada todos os dados, incluindo as informações das disposições iniciais.
    2. No canto direito o sistema exibe o ano, código e revisão da não conformidade em questão. 
    3. Análise de causa: botão fica disponível para que você possa analisar os detalhes da causa raiz identificada. Ao clicar no botão a tela de causa raiz será habilitada e você poderá analisar todo o estudo feito para identificar a causa e se está condicente com as ações feitas. Caso o registro seja uma oportunidade de melhoria, esse botão estará desabilitado. Para voltar para a tela de eficácia, basta clicar no botão Análise de eficácia ou fechar a tela e abrir a pendência novamente.
    4. Plano de ação: ao clicar no botão, o sistema abrirá a tela com os detalhes do plano de ação elaborado. Para voltar para a tela de eficácia, basta clicar no botão Análise de eficácia ou fechar a tela e abrir a pendência novamente.
    5. Validação: ao clicar no botão, o sistema abrirá a tela com um resumo das causas identificadas e ações criadas. Para voltar para a tela de eficácia, basta clicar no botão Análise de eficácia ou fechar a tela e abrir a pendência novamente. Caso essa etapa não esteja habilitada na sua base, esse botão estará desabilitado.
    6. Implementação: ao clicar no botão, o sistema irá abrir a tela com todos os detalhes das ações implementadas. Será possível visualizar a evidência, quem realizou as ações, a data que cada uma foi feita, dentre outras informações. Para voltar para a tela de eficácia, basta clicar no botão Análise de eficácia ou fechar a tela e abrir a pendência novamente.
  2. Após analisar todas as informações disponíveis, você como responsável pela análise da eficácia, precisa tomar uma decisão com base nos dados apresentados das outras etapas: avaliar se o registro foi eficaz ou não.
    1. O sistema disponibiliza dois botão para que a análise seja feita: um para análise eficaz e outro para análise ineficaz
    2. Caso as ações não estejam condicentes ou seja necessário cadastrar mais ações, ou até mesmo reavaliar a causa raiz identificada ao clicar no botão Solicitar alterações do plano de ação, o sistema irá exibir uma caixa solicitando a justificativa da alteração.
    3. Ao lado do campo Anexo, clique no botão Inserir anexo para localizar no seu computador o arquivo que deseja inserir para complementar à sua análise.
  3. No final da tela é apresentado de uma forma resumida a análise de causa (a), as ações que foram implementadas (b), botão para finalizar a pendência de eficácia (c), link para transferir a avaliação ou postergar a mesma (d).



Análise eficaz


Para avaliar o registro como eficaz siga os passos abaixo:

  1. Clique no botão Eficaz
  2. No campo Evidência, descreva a justificativa para encerrar com eficácia.
  3. Clique no botão Encerrar para finalizar a avaliação do registro

Quando é considerado eficaz, o RNC é encerrado e todo o processo é concluído, neste momento todos os responsáveis pelo RNC são comunicados por e-mail e o RNC pode ser acessado na consulta como registro concluído com eficácia.




Análise ineficaz


Para avaliar o registro como ineficaz siga os passos abaixo:

  1. Clique no botão Ineficaz
  2. No campo Evidência, descreva a justificativa para encerrar com ineficácia.
  3. Clique no botão Encerrar para finalizar a avaliação do registro


Sempre que um RNC é finalizado como ineficaz o registro fica com o status de “Concluído (ineficaz)” na tela de consulta e vinculado à mesma ocorrência. 

 

Assim que o registro for avaliado como ineficaz,  automaticamente é gerado um novo registro para ser refeita uma nova análise. Esse novo registro é aberto na etapa de Definição dos responsáveis para o aprovador do RNC elencar os responsáveis de cada etapa.