A etapa de validação tem por objetivo analisar a causa raiz e o plano de ação elaborado. O validador irá verificar as informações presentes na não conformidade e irá decidir se o trabalho feito até o momento está de acordo ou não. 


Essa etapa é opcional e se não for aplicada à sua empresa pode ser desabilitada nas configurações do sistema como explica o artigo: Configurações do TOOLS.


Para validar a causa raiz e o plano de ação, localize a pendência na sua tela de inicio. A mesma estará identificada como Validar plano de ação. 

  1. Ao abrir a tela da pendência o responsável irá visualizar:
    1. As informações que geraram a abertura da não conformidade. Clicando em detalhes, será possível visualizar de uma forma mais detalhada todos os dados, incluindo as informações das disposições iniciais.
    2. O ano, código e revisão da não conformidade em questão.
  2. Na tela de pendência o sistema irá trazer de forma simplificada a causa raiz identificada e as ações que foram cadastradas:
    1. Análise de causa: botão fica disponível para que o validador possa analisar os detalhes da causa raiz identificada. Ao clicar no botão a tela de causa raiz será habilitada e o validador pode analisar todo o estudo feito para identificar a causa. Caso o registro seja uma oportunidade de melhoria, esse botão estará desabilitado. Para voltar para a tela de validação, basta clicar no botão Validação ou fechar a tela e abrir a pendência novamente.
    2. Plano de ação: ao clicar no botão, o sistema abrirá a tela com os detalhes do plano de ação elaborado. Para voltar para a tela de validação, basta clicar no botão Validação ou fechar a tela e abrir a pendência novamente.
    3. Logo mais abaixo o sistema mostra em resumo as causas identificadas.
    4. Clicando no botão Ver detalhes das causas, o sistema também irá direcionar para a tela de causa raiz. A Etapa de Análise de causa estará disponível apenas para consulta. Para voltar para a tela de validação, basta clicar no botão Validação ou fechar a tela e abrir a pendência novamente.
    5. Logo abaixo, é possível visualizar o resumo das ações cadastradas. 
    6. Para visualizar os detalhes, clique na opção Ver detalhe das Ações, ou no botão Plano de ação, conforme explicado acima. Nesta etapa, o acesso é disponível apenas para consulta. Para voltar para a tela de validação, basta clicar no botão Validação ou fechar a tela e abrir a pendência novamente.
  3. O responsável pela validação tem as opções de Validar ou Reprovar as etapas anteriores conforme botões localizados na parte inferior da tela e, ainda transferir responsável se for o caso.
    1. Validar: Se estiver de acordo com as informações registradas nas etapas anteriores, clique em Validar, botão localizado à direita no final da tela. A pendência será direcionada para a etapa de implementação. Concluída a validação do plano, o TOOLS envia automaticamente e-mail de pendência a todos os responsáveis pelas ações do plano para que a próxima etapa seja executada.
    2. Reprovar: Caso identifique algo que não esteja de acordo, reprove a criação do plano de ação e o estudo de análise de causa. Descreva a justificativa da reprovação e confirme clicando em Sim. Nesse momento a pendência irá retornar para a etapa de plano de ação e a justificativa de reprovação estará disponível para o responsável da causa raiz e plano de ação.
    3. Transferir Responsável: O sistema possibilita que a responsabilidade da pendência de validação seja transferida à outra pessoa. Ao clicar sobre o link o sistema irá abrir a janela acima listando os usuários que tem permissão para validar o plano. Ao selecionar o novo responsável clique e TransferirNeste momento o novo responsável receberá um aviso de pendência de validação no TOOLS, por e-mail.