As auditorias integram um programa, que é previamente agendado e planejado para que os processos sejam verificados e avaliados, conforme os requisitos normativos. 


Para realizar o cadastro de um novo programa de auditoria siga os passos abaixo:

  1. Na barra superior clique em +Novo

  2. Selecione a opção Programa de auditoria
  3. No campo Tipo selecione um modelo de auditoria ou faça o cadastro de um novo tipo para ser utilizado.

  4. O campo Frequência será preenchido automaticamente conforme definido no cadastro do tipo de auditoria. Esse campo é designado para definir a periodicidade que o tipo do programa é feito. Se precisar editar a periodicidade, clique no
  5. O campo Nome do programa, tem por objetivo identificar a auditoria. O sistema sugere um nome padrão, mas é permitido trocar para outro nome que melhor convenha. 
  6. Após definir qual será o tipo de programa de auditoria a ser realizado, é preciso definir o modelo de checklist, para isso cadastre um novo ou utilize um modelo de checklist já cadastrado. 
    • Ao selecionar uma checklist já cadastrada no sistema, automaticamente o sistema irá criar uma cópia deste, mantendo assim ao modelo original no sistema. Isso se aplica também caso alguma edição seja feita na checklist.
  7. Após você deverá clicar em Continuar para preencher os demais itens.

  8. O próximo passo é definir quais as unidades e processos que serão auditados. Também é preciso informar o período da auditoria e como forma opcional é possível definir todas as atividades que o programa de auditoria irá abranger. 

    1. No campo Unidade determine a unidade ou as unidades que serão auditadas. Se mais do que uma unidade for selecionada, será criando uma checklist para cada unidade.

    2. No campo Processo determine o processo ou os processos que serão auditados, lembrando que será criado uma checklist para cada processo;
    3. No campo Líder, determine quem será o responsável por todas as fases da auditoria, e capaz de tomar as decisões finais relativas à condução e quaisquer observações da auditoria;
    4. Na sequência defina as datas da auditoria, no campo Período, indicando a data de início e término;
    5. O usuário que estiver cadastrando o programa de auditoria tem a opção de Detalhar equipes e atividades clicando no botão
    6. Caso o usuário que está cadastrando o programa for diferente do usuário que será o auditor líder, o sistema exibe o checkbox Deixar que o líder defina períodos e atividades, marque essa opção caso o auditor líder deva especificar a agenda da auditoria e quem serão os auditore e auditados. 
    7. Para definir as regras e as formas de realizar a auditoria, marque a opção Definir critérios e métodos
      1. Ao marcar essa opção o sistema irá mostrar dois campos um para definir os critérios e outro para definir os métodos da auditoria. Para definir o critério clique no campo e selecione uma das opções disponíveis no campo ou cadastre novos itensO sistema por padrão já traz algumas sugestões cadastradas. 
    8. Caso você já queria deixar todo o planejamento da sua auditoria cadastrado, clique no botão Incluir mais auditoria neste programa. O sistema irá criar uma nova programação de auditoria. Para fazer o cadastro repita os passos descritos acima. Caso não seja necessário dividir o programa em várias auditorias clique no botão Excluir para cancelar o cadastro da auditoria adicional. 
    9. Após realizar todas as etapas de cadastro, clique em Continuar
  9. Na etapa final do cadastro, será apresentado o campo Outros com três opções:
    1. Mapeamento de processo:  desmarque essa opção caso queira definir os itens que serão auditados em cada processo. Ao fazer isso o auditor irá gerar a pendência de mapeamento de processos. Se todos os itens serão auditados em todos os processos, deixe o item marcado.
    2. Permissão de acesso: para determinar quem poderá consultar detalhes do programa cadastrado;
    3. Programas anteriores: permite avaliar o tratamento de não conformidades identificadas em auditorias anteriores. No exemplo da imagem, há uma não conformidade para ser tratada. Ao deixar a opção marcada, o sistema irá gerar a pendência para analisar o que será feito com esses registros. Caso não seja o momento de definir a tratativa para os registros, deixe a opção desmarcada.
    4. Ao finalizar as definições da auditoria clique em Gravar
  10. Caso não haja não conformidades anteriores para tratar o sistema irá gerar a pendência de acompanhamento preenchimento da checklist