Identificar a causa raiz é uma das etapas mais importantes no tratamento de uma não conformidade. É aqui que buscamos entender o que realmente causou o problema, para que ele não volte a acontecer.
No topo da tela, você verá o código da RNC, o prazo e o responsável pela etapa, essas informações ajudam a acompanhar o andamento da tratativa:
Associe não conformidades similares
Se essa ocorrência estiver relacionada a outros casos já registrados, você pode clicar em Associar não conformidades similares. Isso facilita a análise de padrões e ajuda a evitar reincidências.
No campo Não conformidades similares, ao clicar o sistema exibirá uma listagem das não conformidades já registradas e é possível selecionar uma ou mais não conformidades.
No campo Sugestões, o sistema trará duas opções que tenham a descrição parecida com a não conformidade que está sendo tratada no momento, com a opção de visualizar previamente e, se fizer sentido, associar à ocorrência atual.
Escolha a ferramenta de análise
Você pode escolher entre:
- Análise de causa raiz (escrever a análise que foi feita no campo);
- Ishikawa;
- 5 Porquês.
Essas ferramentas são apenas um apoio. O mais importante é preencher o campo de análise com clareza e objetividade, independentemente do método utilizado:
Análise de causa raiz
Nesta opção, você poderá descrever manualmente a causa raiz identificada, além de anexar arquivos relacionados a ela:
Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe, é uma ferramenta visual que ajuda a identificar possíveis causas de um problema. Ao selecionar essa opção, você verá as categorias de análise, como:
- Método;
- Material;
- Medida;
- Máquina;
- Mão de obra;
- Meio ambiente.
Cada uma dessas categorias pode ser expandida no botão (+):
Permitindo que você preencha o campo de causa correspondente a cada uma delas. O diagrama ajuda a visualizar todas as possíveis causas e facilita a identificação de áreas que podem ter contribuído para a não conformidade:
Ao clicar em gravar, o sistema mostrará as causas inseridas e exigirá que seja definida qual delas é a causa raiz:
Ao definir a causa raiz, o sistema mostrará a informação de qual causa foi identificada para conferência e basta clicar no botão Próxima Etapa para prosseguir:
Se for necessário editar ou excluir uma causa, clique nos três pontinhos verticais ao lado da descrição, como mostrado abaixo:
5 Porquês
A ferramenta 5 Porquês ajuda a identificar a causa raiz do problema por meio de uma série de perguntas sequenciais. Ao selecionar essa opção, o sistema exibirá um campo para você responder à pergunta inicial: "Por que a não conformidade ocorreu?"
Após responder, o sistema solicitará que você insira o próximo "Por quê?". Basta clicar no botão próximo porque, caso seja identificado a causa, basta clicar no botão Causa raiz na resposta desejada.
Identificada a causa raiz, basta confirmar e clicar no botão Próxima Etapa:
Caso precise revisar etapas anteriores do fluxo, é só clicar em Voltar.
Após escolher a ferramenta de análise, preencher as informações e gravar, clique no botão Próxima Etapa para seguir para a Etapa 4 - Planejamento.