Caso a avaliação ou inspeção não corresponda aos parâmetros estabelecidos e for definida de forma geral como não aprovada, o sistema gera um aviso de não conformidade que aparecerá como pendência na tela de início do sistema para o responsável pelas não conformidades, assim o mesmo irá analisar para que essa notificação seja enviada ao fornecedor em questão. A pendência será exibida conforme ilustra a imagem abaixo.


O aviso de não conformidade é gerado para que o seu fornecedor informe os motivos, causas do problema, e/ou as ações corretivas que serão tomadas para para mitigar ou eliminar o problema que aconteceu



  1. Na tela de inicio/pendências, no bloco de Avisos,  você poderá visualizar a notificação da não conformidade gerada. Para visualizar as informações clique no link Detalhes

  2. Ao clicar sobre a pendência o sistema disponibilizará a tela com as informações referente a esta não conformidade apontada.

  3. Na caixa Ocorrência serão exibidas as informações sobre a não conformidade que está sendo respondida.
    1. Código: código de identificação da não conformidade

    2. Origem da não conformidade: o sistema irá informar se o RNC foi gerado à partir de uma inspeção ou avaliação.

    3. Produto: mostra o nome do produto que foi inspecionado caso o RNC seja oriundo de uma inspeção.

    4. Lote inspecionado: informa o lote de origem do produto inspecionado.

    5. Validade: informa qual é a validade da inspeção que foi feita

    6. Data da inspeção: a data que a inspeção deveria ter sido inspecionado

    7. Inspecionado em: informa qual o dia em que o produto foi inspecionado

    8. Emitido por: quem foi o responsável pela emissão da inspeção

    9. Inspeção: ao clicar no link Visualizar o sistema abre a inspeção para consulta dos detalhes. 

  4. No exemplo abaixo, o sistema exibe um pouco menos de informações. Podemos perceber que esse RNC foi originado de uma avaliação, a data que a avaliação deveria ter sido feita, a data que realmente a avaliação foi feita, dentre outros detalhes. Também é possível visualizar a avaliação que originou esse RNC, clicando no botão Visualizar 

  5. Antes de enviar a não conformidade para o seu fornecedor é preciso detalhar o motivo desse registro ter sido gerado. Então no campo Identificação da não conformidade descreva em detalhes o que aconteceu para a inspeção ou avaliação ter sido reprovada.

  6. No campo Expectativa de resposta, você poderá definir um prazo para que o fornecedor lhe retorne.

  7. Após insira quais as disposições iniciais que foram tomadas para contornar o problema que aconteceu.

  8. Caso desejar poderá inserir informações adicionais no campo Observações 
  9. Ainda é possível anexar algum arquivo para conhecimento do fornecedor, basta utilizar o campo Inserir arquivo.

  10. Após preenchidas as informações necessárias basta clicar em Enviar.

  11. Caso o aviso de não conformidade não seja aplicável, é possível fazer a exclusão do mesmo por meio do botão Excluir.

  12. Ao clicar em Imprimir, o navegador irá abrir a tela para configuração a impressão. Sendo possível imprimir os detalhes do RNC ou salvar o arquivo no computador no formato pdf.