Para efetuar a alteração de nível em um usuário que esteja relacionado a alguma etapa de um documento, acompanhe as etapas abaixo.

  • Para exemplificar melhor como esta relação acontece, uma categoria de documento chamada “Exemplo Elaborador” foi criada e permitiremos que somente os usuários do nível “Elaborador” possam elaborar os documentos dessa categoria.

  • Definimos dois usuários com nível “Elaborador”.

  • Criaremos um novo documento com a categoria “Exemplo Elaborador” e selecionamos um dos usuários como elaborador (aparecerão apenas as opções de usuários que estão dentro do nível definido na etapa I).

  • Depois de criado o documento, o usuário “Mateus”, passou para outro nível, obteve outro cargo, ou algo relacionado, e houve a necessidade de alterar o nível de usuário do colaborador. Neste exemplo, iremos trocar o usuário Mateus do nível “Elaborador” para o nível de “Consensador”. Assim, clicamos sobre o nome do usuário e escolhemos o novo nível.

  • Por conta do usuário “Mateus” estar relacionado como elaborador do documento “Teste EE”, o sistema irá solicitar que um novo usuário seja atribuído a esse documento, para que os dados não fiquem inconsistentes no sistema.

  • Obs: Somente os usuários que estão no mesmo nível habilitado podem ser atribuídos às etapas dos documentos. No caso acima, o usuário Taiana é o único que pertence ao nível “Elaborador” (como mostrado na etapa II).


Para que essa mensagem não apareça, basta adicionar o nível de usuário do colaborador na etapa da categoria do documento que falta esse nível, neste exemplo, o nível “Consenso” deveria constar na etapa de elaboração, dessa forma a substituição de nível de usuário seria possível.