A inspeção de produtos/serviços no BUY tem o objetivo de avaliar o recebimento dos produtos/serviços com bases em critérios pré-estabelecidos pela empresa que foram definidos na tela de cadastro.


Há duas formas para realizar uma inspeção, a primeira é clicando no botão Nova inspeção e a segunda é pela pendência que fica localizada na tela de inicio do responsável, resultante do agendamento da inspeção.



Nova inspeção

A funcionalidade Nova inspeção tem por objetivo permitir que os produtos/serviços sejam avaliados conforme são entregues. 


  1. Para realizar uma inspeção, clique no botão Nova Inspeção;

  2. No campo Produto/Serviço digite o nome do produto/serviço que irá inspecionar
  3. Clique em Procurar 

  4. Na tela que abrir, clique sobre o nome do produto que deseja inspecionar. 
    • Caso o produto/serviço não seja encontrado você pode realizar o cadastro de um novo, clicando no link Cadastrar novo produto abaixo da mensagem Nenhum produto foi encontrado. Ao fazer o cadastro do produto por essa tela, automaticamente o produto ficará disponível para fazer a inspeção. 

  5. Assim que o produto for selecionado, dois links irão aparecer:
    1. Detalhes do produto/serviço que abrirá a tela de cadastro do produto/serviço em questão
    2. Trocar produto/serviço que tem o objetivo trocar o produto/serviço escolhido, assim você poderá selecionar o correto para fazer a inspeção.Ao optar por trocar o produto selecionado o sistema irá apagar as informações que já está na tela para que você faça uma nova escolha.

  6. A próxima etapa para fazer a inspeção do produto é selecionar o Fornecedor. Para isso digite o nome do fornecedor no campo e clique em Procurar 
  7. Na tela que abrir, clique sobre o nome do fornecedor que deseja inspecionar e posteriormente em Buscar.
    • Caso o fornecedor não seja encontrado você pode realizar o cadastro de um novo, clicando no link Cadastrar novo fornecedor abaixo da mensagem Nenhum fornecedor foi encontrado. Ao fazer o cadastro do fornecedor por essa tela, automaticamente o produto ficará relacionado ao fornecedor nessa inspeção. 

  8. Assim que o fornecedor for selecionado, dois links irão aparecer:
    1. Detalhes do fornecedor que abrirá a tela de cadastro do mesmo;
    2. Trocar fornecedor que tem o objetivo trocar o fornecedor escolhido, assim você poderá selecionar o correto para fazer a inspeção.Ao optar por trocar o fornecedor selecionado o sistema irá limpar os dados que estão nesse campo.

  9. Para obter um maior controle das informações, caso desejar poderá informar o N° do Pedido que foi feito ao fornecedor.
  10. Informe a data em que o produto/serviço foi recebido, clicando no calendário ao lado do campo Data de recebimento ou digite manualmente a data de recebimento;
  11. Informe também a Data de Inspeção em que o produto/serviço foi inspecionado, clicando no calendário ao lado do campo Inspeção ou digitando a data manualmente no campo. Caso a data de inspeção seja futura, neste caso realize o agendamento da inspeção
  12. O campo Lote é opcional, serve para informar/rastrear determinado produto/serviço, ou seja, por meio desse dado é possível saber a quantidade de itens fabricados, validade, data de fabricação, dentre outros. 
  13. O campo Validade serve para informar até quando essa inspeção será valida. É um campo opcional que não precisa ser preenchido durante a inspeção.
  14. Para realizar a inspeção informe os resultados de acordo com cada item selecionado na tela de cadastro do produto.
    1. Analisando os parâmetro estabelecidos no critério de inspeção, na coluna Status, defina se foi atendido clicando emou se o critério não foi atendido clicando em;

    2. No Status geral da inspeção, determine de uma forma geral se o produto/serviço está conforme ou não clicando emou no, respectivamente. Caso a inspeção seja avaliada como não conforme, o sistema vai gerar o RNC (relatório de não conformidade) que será enviado ao fornecedor. Lembrando que o aviso de não conformidade ficará pendente para o responsável conforme definido nas configurações do sistema. 

  15. O campo Observação serve para inserir informações relevantes à inspeção ou ao produto se houver necessidade, por isso não é obrigatório.

  16. Caso desejar também poderá avisar outros usuários sobre esta inspeção realizada, para isto no campo Avisar por e-mail selecione os usuários que desejar comunicar.
  17. Caso desejar poderá inserir um anexo pertinente a inspeção.

  18. Para finalizar a inspeção clique em Gravar, assim os dados serão salvos no sistema.

 




Pendência de inspeção


Como comentado no inicio desse artigo, a pendência que fica localizada na tela de inicio é resultado do agendamento da inspeção. Para realizar a inspeção pela pendência que fica localizada na tela de inicio, siga os passos abaixo:

 

  1. Clique na pendência de inspeção que fica localizada na tela de inicio
  2. Ao clicar na tela de pendência, o sistema irá apresentar o nome do produto que foi agendando a inspeção e o nome do fornecedor que foi feito a aquisição.Clicando no link detalhes do produto/serviço ou detalhes do fornecedor, o sistema irá direcionar para a tela de cadastro dos mesmos.
  3. Para obter um maior controle das informações, caso desejar poderá informar o N° do Pedido que foi feito ao fornecedor.
  4. Informe a data em que o produto/serviço foi recebido, clicando no calendário ao lado do campo Data de recebimento ou digite manualmente a data de recebimento;
  5. No campo Data de Inspeção é informado a data que a inspeção foi feita.
  6. O campo Lote é opcional, serve para informar/rastrear determinado produto/serviço, ou seja, por meio desse dado é possível saber a quantidade de itens fabricados, validade, data de fabricação, dentre outros. 
  7. O campo Validade serve para informar até quando essa inspeção será valida. É um campo opcional que não precisa ser preenchido durante a inspeção.
  8. O campo Responsável indica quem foi o colaborador que realizou a inspeção do produto.
  9. A partir deste momento prossiga a inspeção avaliando os critérios, conforme explicado na primeira parte deste artigo (passo 14, Nova inspeção).




Em ambos os casos explicado acima, caso a inspeção não corresponda aos parâmetros estabelecidos e for definida de forma geral como não aprovada, o sistema gera um aviso de não conformidade que aparecerá como pendência na tela de início do sistema. O aviso ficará disponível na tela do responsável pelas não conformidades, assim o mesmo irá analisar para que essa notificação seja enviada ao fornecedor em questão. A pendência será exibida conforme ilustra a imagem abaixo.