As atividades de Verificação e Calibração são diferentes. A calibração tem por funcionalidade comparar as leituras dos testes realizados no equipamento, com as leituras do padrão utilizado, para saber se o equipamento está adequado para se utilizar no controle do produto, ou se prejudicará a qualidade final.
Já a verificação tem por objetivo verificar se houve alguma mudança significativa nos resultados do equipamento ao longo do período de calibração e garantir a credibilidade das medições realizadas na calibração anterior.
Imagine que um Voltímetro tenha sido calibrado com uma periodicidade anual, durante esse ano o equipamento pode sofrer desgastes de uso, então, antes de utilizar esse equipamento para o controle do produto, deve-se realizar uma verificação para conferir se o equipamento tem condições de utilização ou não.
Enquanto a calibração envolve um trabalho de determinação de erros em vários pontos de calibração espalhados entre os limites mínimo e máximo da faixa de indicação, um processo mais detalhado, já a verificação em geral utiliza 1 ou 3 pontos de verificação entre os limites mínimo e máximo da faixa de indicação, se tornando um processo mais simples.
Nem todo instrumento calibrado necessita ser verificado, mas quando este requer uma precisão em seus resultados, a aferição diária, antes do primeiro uso do instrumento, torna-se necessária.
Enquanto a calibração se realiza, por exemplo, anualmente, a verificação pode ser realizada trimestralmente, ou conforme necessidade. Dessa forma, o sistema abrirá uma pendência para a verificação, e conforme a periodicidade do equipamento abrirá a pendência para a calibração.