Para que serve?

Afirmar se o instrumento de medição satisfaz ou não os critérios previamente fixados (limites de erro admissíveis) que autorizam a sua entrada ou continuação em serviço.

 

Como funciona?

Pode ser feita comparando os resultados de uma calibração com os limites de erro admissíveis ou diretamente com um padrão que materializa as indicações limites admissíveis do instrumento. Este último método não requer a obtenção de resultados numéricos.

 

Verificação de Equipamentos

 

Nova ordem de serviço

  1. Clique sobre o botão Nova ordem de serviço localizado no topo superior da tela de pendências;
  2. Selecione o nome do equipamento a ser verificado.
    Para cada equipamento foi definido no momento do cadastro qual o tipo de serviço que deverá ser executado: verificação e/ou Calibração Interna ou Calibração Externa.
  3. Selecione o tipo de serviço que deverá ser realizado (estarão visíveis apenas as opções que foram definidas anteriormente para o equipamento em questão), neste caso, Verificação.
    O mesmo equipamento pode sofrer ao mesmo tempo verificação e calibração interna, porém deverá ser aberta uma ordem de serviço para cada tipo de serviço.
  4. Selecione o nome do Técnico Responsável pela ordem de serviço;
  5. O campo OBSERVAÇÕES não é obrigatório, mas está disponível para alguma anotação ou recomendação referente a ordem de serviço que está sendo criada.
  6. Clique em Gerar OS para dar prosseguimento à solicitação de verificação.
  • A partir deste momento o Técnico Responsável receberá uma pendência de verificação para este equipamento, através do seu e-mail e notificação na tela de pendência do CALIB.

 

Verificação a partir da tela de pendências

  1. Clique sobre a pendência que deseja executar;
  2. Na parte superior está o nome do equipamento a ser verificado, assim como a aba Detalhes que abre as informações do equipamento como: Nº de série, modelo e fabricante; Categoria, localização e unidade; Observação, documento e responsável pela verificação.
    1. Para ocultar as informações abertas, clique novamente na aba detalhes.
  3. No campo CONDIÇÕES DO AMBIENTE, descreva quais as condições necessárias para a verificação, por ex.: Temperatura 22ºC;
  4. Não é obrigatório descrever informações na caixa OBSERVAÇÕES. Esta caixa serve para registrar informações adicionais ou qualquer detalhe relacionado à verificação que está sendo realizada.
  5. Selecione um ou mais equipamentos utilizados como padrão, clicando na seta à direita deste campo selecione um padrão;
    1. Para visualizar detalhes deste equipamento padrão clique sobre ;
    2. Para excluir o equipamento padrão selecionado clique em
  6. Na tabela abaixo, informe o valor obtido em cada ensaio da verificação.
    O Status final da verificação é automático e está visível na mesma tabela o resultado atendido  ou não atendido  , comparando com os critérios estabelecidos para este equipamento.
  7. Para concluir a verificação, clique em Encerrar verificação, botão localizado na parte inferior da tela de verificação.