Para que serve?

 

Calibração Externa

Conjunto de operações que estabelecem a relação entre valores de grandezas indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição – com o objetivo de diminuir a incerteza das medições obtidas com o instrumento.

A Calibração externa é realizada quando a empresa solicita para um laboratório especializado calibrar os equipamentos.

 

Como funciona?

Na tela inicial do CALIB é possível visualizar informações de cada pendência tais como: Status que se encontra, o nº da ordem de serviço, o equipamento, verificação, tipo de calibração interna/externa, prazos e etc.

 

Nova Ordem de Serviço

  1. Clique sobre o botão Nova ordem de serviço localizado no topo superior da tela de pendências;
  2. Selecione o nome do equipamento que, no momento do cadastro foi definido como equipamento padrão, ou seja, que exige Calibração Externa.
  3. Selecione o nome do Técnico Responsável pela ordem de serviço;
  4. O campo OBSERVAÇÕES não é obrigatório, mas está disponível para alguma anotação ou recomendação referente a ordem de serviço que está sendo criada.
  5. Clique em Gerar OS para dar prosseguimento à solicitação de calibração.
  • A partir deste momento o Técnico Responsável receberá uma pendência de calibração para este equipamento, através do seu e-mail e notificação na tela de pendência do CALIB.

 

Calibração Externa

  1. Clique sobre a pendência de calibração externa que deseja executar;
  2. Na parte superior está o nome do equipamento a ser calibrado, assim como a aba Detalhes que abre as informações do equipamento como: Nº de série, modelo e fabricante; Categoria, localização e unidade; Observação, documento e responsável pela calibração.
    Para ocultar as informações abertas, clique novamente na aba detalhes.
  3. No campo abaixo, CALIBRAÇÃO estará descrito o critério, valor de referência e percentual de tolerância padrão para o equipamento que deverá ser calibrado externamente. Este será o referencial buscado pelo fornecedor para atestar a calibração deste equipamento.
  4. No campo ATRIBUTOS DO FORNECEDOR, selecione na seta ao lado o nome do fornecedor que fará a calibração externa.
    Caso o fornecedor desejado não esteja relacionado, clique em Novo Fornecedorpara Cadastrar Prestadores de Serviço de Calibração.
  5. No campo abaixo, estarão relacionados todos os Atributos requiridos ao prestador de serviço para constar na calibração externa, como por exemplo Rastreabilidade, Condições ambientais do ensaio, etc.
    1. Para editar ou excluir um atributo relacionado, clique sobre os ícones  ou  respectivamente.
    2. Para adicionar um atributo, no campo abaixo, escreva o nome do atributo e clique em Incluir, botão localizado à direita.
  6. Para concluir, clique em Finalizar Etapa.
  • Finalizada etapa, o responsável metrológico receberá a pendência com o nome do fornecedor que deverá realizar a calibração. Cabe a ele confirmar a solicitação feita pelo técnico responsável ou não, validando o pedido de calibração externa, através do envio da solicitação de calibração ao fornecedor.
  • O fornecedor receberá a pendência e seu e-mail com uma notificação para realizar a calibração do equipamento.

 

Enviar ao Fornecedor

  • O Responsável Metrológico confirma se a solicitação de calibração externa e os atributos encontram-se em conformidade ou não;
  1. Caso a resposta seja afirmativa, o responsável metrológico clica sobre o botão Enviar para o fornecedor localizado na parte inferior direita da tela.
  2. Caso não esteja de acordo, o responsável pode editar ou excluir um atributo relacionado, assim como incluir um novo atributo, clicando sobre os ícones , respectivamente ou descrevendo o atributo e clicando no botão Incluir.
  3. Para confirmar a solicitação de calibração externa, clique no botão Enviar ao fornecedor”

Calibração Externa Simplificada

Como já explicado no artigo, a calibração simplificada passará pelos mesmos passos que uma externa com exceção dos