Para que serve?

 

Calibração Interna

Conjunto de operações que estabelecem a relação entre valores de grandezas indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição – com o objetivo de diminuir a incerteza das medições obtidas com o instrumento.
A Calibração interna é realizada na própria empresa baseada em um instrumento de calibração padrão.

 

Como funciona?

Na tela inicial do CALIB é possível visualizar informações de cada pendência tais como: Status, ordem de serviço, equipamento, tipo de calibração, prazos e etc.

 

Nova Ordem de Serviço

  1. Clique sobre o botão Nova ordem de serviço localizado no topo superior da tela de pendências;
  2. Selecione o nome do equipamento a ser calibrado.
    Para cada equipamento foi definido no momento do cadastro qual o tipo de serviço que deverá ser executado: Verificação e/ou Calibração Interna ou Calibração Externa.
  3. Selecione o tipo de serviço que deverá ser realizado (estarão visíveis apenas as opções que foram definidas anteriormente para o equipamento em questão), neste caso, Calibração Interna.
    O mesmo equipamento pode sofrer ao mesmo tempo verificação e calibração interna, porém deverá ser aberta uma ordem de serviço para cada tipo de serviço.
  4. Selecione o nome do Técnico Responsável pela ordem de serviço;
  5. O campo OBSERVAÇÕES não é obrigatório, mas está disponível para alguma anotação ou recomendação referente a ordem de serviço que está sendo criada.
  6. Clique em Gerar OS para dar prosseguimento à solicitação de calibração.
  • A partir deste momento o Técnico Responsável receberá uma pendência de calibração para este equipamento, através do seu e-mail e notificação na tela de pendência do CALIB.

 

Calibração Interna

  1. Clique sobre a pendência que deseja executar;
  2. Na parte superior está o nome do equipamento a ser calibrado, assim como a aba Detalhes que abre as informações do equipamento como: Nº de série, modelo e fabricante; Categoria, localização e unidade; Observação, documento e responsável pela calibração.
    1. Para ocultar as informações abertas, clique novamente na aba detalhes.
  3. No campo CONDIÇÕES DO AMBIENTE, descreva quais as condições necessárias para a calibração, por ex.: Temperatura 22ºC;
  4. Não é obrigatório descrever informações na caixa OBSERVAÇÕES. Esta caixa serve para registrar informações adicionais ou qualquer detalhe relacionado à calibração que está sendo realizada.
  5. Selecione um ou mais equipamentos utilizados como padrão, clicando na seta à direita deste campo selecione um padrão;
    1. Para visualizar detalhes deste equipamento padrão clique sobre ;
    2. Para excluir o equipamento padrão selecionado clique em
  6. Na tabela abaixo, informe o valor obtido em cada ensaio da calibração.
    O Status final da calibração é automático e estará visível apontando resultado atendido  ou não atendido  comparando com os critérios estabelecidos para a calibração deste equipamento.
    1. Para visualizar detalhes dos critérios, clique sobre o critério que estará sublinhado,localizado à esquerda da tela:
  7. Para concluir a calibração, clique em Finalizar Etapa, botão localizado na parte inferior da tela de calibração.
  • Finalizada etapa, o gestor receberá através de e-mail e na tela de pendência do CALIB uma notificação para realizar a Conferência da calibração do equipamento.

 

Conferência da Calibração

  • Após conferir os resultados da calibração, antes de finalizar a etapa o Técnico Responsável responde se a calibração efetuada encontra-se em conformidade ou não;
  1. Caso a resposta seja afirmativa, clique sobre o botão Sim;
    Finalize a Etapa clicando no botão localizado na parte inferior direita da tela.
  2. Caso a resposta seja negativa, clique sobre o botão Não e;
    1. Em seguida descreva no campo ao lado a Justificativa pelo qual os resultados da calibração não estão em conformidade.
    2. Só então, clique em Finalizar etapa.