A consulta é a ferramenta de busca do TOOLS, que permite a rápida localização e acesso à todos os dados da organização que já foram inseridos no sistema. A consulta possui tela própria e personalizada para a busca de: ocorrências, não conformidades e ações, possuindo campos específicos para cada tipo de pesquisa, proporcionando assim uma consulta mais refinada. Para consultar por ocorrências e não conformidades, siga os passos abaixo:


  1. Na barra superior da tela clique em Consultas;

  2. No menu lateral esquerdo, clique no primeiro item: Registros
  3. O sistemá será direcionado para a tela de consulta e nesta você poderá utilizar um ou mais filtros. Para otimizar ainda mais a busca tente combinar todos os campos disponíveis.
    1. Abertura em: esse campo permite buscar pela data em que as ocorrências foram identificadas. Esse campo na tela de cadastro da ocorrência é identificado pelo título Data de ocorrência.
    2. Finalizada em: esse campo permite buscar pela data em que as ocorrências e não conformidades foram finalizadas.
    3. Descrição: o campo permite a busca pelo código da ocorrência ou não conformidade e também pela descrição ou título da ocorrência.
    4. Status: esse campo possibilita buscar pelo status da ocorrência ou não conformidade. O sistema trabalha com os seguintes status:
      • Verificação: a ocorrência fica nesse status quando está na etapa de decisão de abertura de não conformidade
      • Revisão da ocorrência: esse é um status utilizado pelo sistema quando a base possui o fluxo de revisar ocorrência habilitado. O sistema irá buscar pelas ocorrências que estão na etapa de revisão.

      • Definição de responsáveis: ao buscar por esse status o sistema irá retornar todos os registros que estão na etapa de definição de responsáveis.

      • Aguardando disposições iniciais: busca por todos os registros que tem pendência de disposição de ações iniciais em aberto.

      • Análise e plano de ação: quando o RNC está na etapa de identificação da causa raiz e plano de ação.

      • Validação: esse status indica todos os RNCs que estão na etapa de validação do plano de ação e causa raiz.

      • Implementação: ao buscar os registros por esse status, o sistema irá trazer todos os RNCs que estão na etapa de implementação das ações.

      • Verificação da eficácia: busca por todos os RNCs que estão para decisão de eficácia.

      • Concluído com eficácia: busca todos os registros que foram finalizados com eficácia.

      • Concluído com ineficácia: busca por todos os registros que não foram eficazes. 

      • Concluído sem RNC: busca todas as ocorrências que não prosseguiram com estudo de causa e plano de ação.

      • Cancelados: busca por todos os registros cancelados no sistema.

    5. Unidades: selecione a(s) unidade(s) da empresa que deseja buscar pelos registros cadastrados;

    6. Processo: selecione a área/setor que deseja consultar os registros;
    7. Por usuário: selecione o nome de um colaborador para consultar as ocorrências as quais ele está envolvido
    8. Autor ocorrência: selecione a pessoa que cadastrou a ocorrência no sistema;
    9. Por origem: esse campo permite selecionar onde a situação foi detectada, por exemplo: em auditoria interna, externa, reunião de análise crítica, indicadores. 
    10. Tipo: selecione o tipo da ocorrência:
      • Todos: busca por todos os tipos de registros.
      • Real: busca somente pelos registros que são do tipo Real.
      • Potencial: busca somente pelos registros que são do tipo Potencial.
      • Oportunidade de melhoria: busca somente pelos registros que são do tipo Oportunidade de melhoria.
    11. Apenas atrasadas: selecione o checkbox caso queira visualizar somente registros que estão em atraso.
    12. Por fim, clique em Buscar, para gerar o relatório na tela. 
  4. O sistema exibirá o resultado da consulta com base nos filtros aplicados.
  5. Na tela de consulta é possível ordenar o resultado. Ao clicar sobre o cabeçalho da consulta o sistema irá ordenar de forma crescente ou decrescente os resultados exibidos na tela. Por exemplo: Se clicar sobre a coluna Ocorrência, o sistema irá ordenar a consulta com base no texto que consta no campo, se clicar sobre esta mesma coluna novamente, o sistema irá reordenar.
    Esta forma de ordenação poderá ser realizada clicando em qualquer um dos títulos exibidos no cabeçalho da consulta. No exemplo abaixo, a ordenação foi feita em ordem crescente e pelo titulo da ocorrência cadastrada.
  6. Na lista de registros retornados, clique sobre o de seu interesse para visualizar os detalhes do registro.
  7. É possível também, personalizar o relatório, incluindo ou excluindo itens de visualização.
    1. Clique na opção + e selecione os campos que deseja visualizar no relatório
    2. Para marcar o campo basta selecionar a opção no checkbox, para ocultar a coluna da tela de consulta desmarque os que não deseja mais exibir.
    3. Para voltar a tela de consulta clique fora da caixa Exibir mais colunas ou clique no ok

Para limpar a consulta feita, basta apertar a tecla F5 do seu teclado ou clicar novamente em Consulta.

Para exportar as informações para um excel, leia este artigo.