Já explicamos neste artigo BSC - Balanced Scorecard um pouco sobre a metodologia e como esta auxilia as empresas a medir o desempenho para assim crescerem e obterem mais valor. Porém, para a metodologia ter realmente um efeito, é preciso ter bem estruturada todas as métricas de negócio.


A premissa que as empresas mediam o desempenho tendo apenas a base financeira, ignorando outros pontos. Foi observado que medir apenas o ponto financeiro não era suficiente para obter o desempenho geral da empresa, afinal uma empresa é muito mais do que o aspecto financeiro, existem vários outros fatores que influenciam no desempenho. Com isso, foi proposto para que as organizações considerassem esses outros fatores para obter uma visão mais balanceada da empresa, assim podemos chamar esses outros fatores de perspectivas do BSC.


O BSC propõem que a perspectiva mais ao topo é a que irá demonstrar o resultado esperado do negócio, e a perspectiva mais abaixo é a que mais influencia no resultado principal e assim sucessivamente, sempre conectadas entre si numa relação de causa e efeito.




Adaptado de: https://www.euax.com.br/2020/01/perspectivas-do-bsc/#:~:text=As%20perspectivas%20do%20BSC%20s%C3%A3o,estrat%C3%A9gia%20da%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20em%20pr%C3%A1tica.



Os criadores do BSC, propõem um modelo composto por quatro perspectivas:

  • Financeira: como os acionistas nos veem? Quais objetivos financeiros devemos seguir? 
  • Cliente: para atingir nossos objetivos financeiros, quais são as necessidades dos nossos clientes que devemos atender? 
  • Processos internos: em quais processos internos devemos alcançar excelência para que as necessidades dos nossos clientes sejam atendidas? 
  • Aprendizado e crescimento: no que devemos melhorar para alcançar nossos objetivos?.


Por mais que o BSC defina essas 4 perspectivas, cada empresa pode se adequar a sua realidade. Exemplo: uma instituição pública pode ter como principal perspectiva bem estar social, ou uma empresa privada almeja ser reconhecida por suas ações ambientais, então poderá criar uma perspectiva ambiental. Mas vale lembrar que as perspectivas devem sempre estar ligadas a estratégia da empresa. 



Neste artigo iremos explicar como cadastrar uma perspectiva dentro do FLAG.


A opção de perspectiva só está disponível no sistema, quando a opção BSC está habilitada na página de configurações. 

Assim que essa opção for marcada no sistema, será possível fazer o mapa de indicadores e também o mapa de objetivos, dois componentes do BSC, conforme artigos já descritos: Mapa de indicadores com BSC e Mapa de objetivos com BSC.


As perspectivas podem ser cadastradas por meio da tela de cadastro/edição de um indicador e também pela tela de cadastro de objetivos, mas neste artigo iremos explicar o cadastro por meio da tela de cadastro de um novo indicador. 


Para cadastrar uma perspectiva siga os passos abaixo


  1. No menu de navegação do FLAG, clique sobre a opção +Novo e depois em Indicador.
  2. Na tela de cadastro de indicadores desça a tela até a opção Mais informações, clique sobre o menu Desdobramento de indicadores e após sobre o campo Perspectiva, o sistema exibirá a opção +Nova.
  3. Preencha as informações do nome e seu nível hierárquico pra cadastrar a nova perspectiva. Após inserir as informações, clique em Gravar.

O sistema exibirá uma mensagem que a perspectiva foi gravada com sucesso.

Após finalizar o cadastro, a perspectiva será exibida dentre as opções que podem ser selecionadas. Sendo assim, poderá prosseguir inserindo os dados do desdobramento do indicador.