Em alguns momentos, pode acontecer do sistema Qualyteam não conseguir gerar a visualização de um arquivo. Caso você se depare com uma das mensagens abaixo durante a elaboração de um documento, pode ser que o seu arquivo esteja com algum problema ou configuração que esteja impedindo o carregamento para o DOC.




Neste artigo, iremos pontuar os problemas mais comuns encontrados e como corrigi-los.


O arquivo possui senha


Uma configuração bem comum de ser encontrada e que impede que um arquivo seja visualizado na ferramenta é a inserção de senhas para a proteção do conteúdo. Caso o seu arquivo esteja protegido com algum tipo de criptografia, nenhum usuário sem a senha conseguirá abri-lo para ver o seu conteúdo, isso inclui também o próprio sistema.


Para verificar se o seu arquivo possui algum tipo de bloqueio por senha, ao abri-lo será exibida uma caixa de diálogo solicitando a inserção da senha para acessar o documento.



Para corrigir este problema, deve-se salvar o arquivo sem a criptografia e inseri-lo no sistema. Assim, o DOC conseguirá visualizar todas as informações do documento e a sua visualização será gerada corretamente.


O arquivo é muito grande

Caso o seu arquivo esteja com um tamanho considerável, é interessante tentar diminuir ele compactando alguns elementos do mesmo.


1) Imagens com qualidade muito elevada

Verifique se as imagens do arquivo não estão com uma qualidade muito elevada. Embora elas sejam importantes recursos para exemplificar passos em uma instrução de trabalho, por exemplo, não se faz necessário a inserção delas em uma qualidade alta para a grande maioria dos usos. Desta forma, é interessantes compactá-las, diminuindo assim o tamanho geral do arquivo.


Para realizar essa compactação, siga os passos deste link, onde ensinamos como diminuir o tamanho das imagens de uma planilha, entretanto o procedimento é o mesmo para um arquivo de texto.


2) Páginas em branco sendo impressas

Caso você esteja tentando inserir uma planilha de dados, verifique se não existem páginas sendo impressas em branco. Para corrigir isso, altere o modo de visualização do seu arquivo para o de Quebra de Página:



Neste modo serão exibidas todas as páginas que estão sendo impressas. Olhando o exemplo abaixo, pode-se perceber que o conteúdo está presente somente na página 1, enquanto que a página 2 e 3 estão em branco:



Para corrigir este problema, você pode mover as linhas azuis do arquivo, mantendo apenas o conteúdo da planilha nas páginas para impressão. Neste link você encontrará um artigo bem completo de como fazer esta configuração adequadamente no Microsoft Excel.


O arquivo possui uma extensão não suportada

O sistema Qualyteam suporta os tipos de arquivos mais utilizados (texto, planilha, imagens, etc.), entretanto, pode acontecer de alguma extensão não ser reconhecida pelo sistema. Neste link você encontra uma listagem com todas as extensões de arquivos que podem ser visualizados diretamente pelo sistema.


Caso a extensão que você está utilizando não esteja nesta lista, existem algumas alternativas que você pode utilizar.


1) Adicionar o arquivo como Anexo

Ao elaborar um documento existe a possibilidade de serem adicionados anexos ao documento, eles funcionam como um complemento para o arquivo principal e podem ser utilizados para os mais diversos fins.


Você pode salvar o seu arquivo em uma extensão conhecida pelo sistema (PDF, por exemplo) e colocar este como arquivo principal. O arquivo que não é suportado, você pode inseri-lo como anexo, assim o mesmo sempre será visualizado e caso seja necessário abrir o arquivo original, pode-se realizar o download do anexo.



2) Adicionar o arquivo no sistema normalmente

Caso você necessite que o arquivo seja inserido no sistema ou não consiga salvá-lo em uma das extensões suportadas, você poderá colocá-lo no sistema mesmo assim. A diferença é que a visualização do arquivo não poderá ser feita pelo sistema, sendo necessário realizar o download do mesmo para abri-lo localmente em seu computador.