No cadastro de um indicador será definido os parâmetros de coleta e a forma como o mesmo será monitorado, além das informações que o identificam, como unidade e processo, por exemplo.


Para realizar o cadastro de um novo indicador de coleta manual siga os passos abaixo:


  1. Na barra superior do FLAG, clique em +Novo.
  2. Selecione a opção Indicador.
  3. Na tela de Cadastro de Indicador, preencha as informações do indicador:
    1. Informe Título do indicador que está sendo cadastrado, por exemplo: Avarias no transporte das laranjas;
    2. Selecione a Unidade da empresa ao qual o indicador estará vinculado, exemplo: Itajaí;
    3. Informe o Processo ao qual está vinculado o indicador, exemplo: Comercial, Expedição, Gestão;
    4. Marque a opção Inserir categoria, caso queria categorizar o indicador que está sendo cadastrado. Não é um campo obrigatório de preenchimento. 
      1. Para definir a categoria do indicador, clique no campo e selecione uma das opções disponíveis no campo ou cadastre novos itens caso não tenha nenhum item listado.
    5. Marque a opção Inserir objetivo e defina quais os objetivos que este indicador busca atender. Não é um campo obrigatório de preenchimento. 
      1. Para definir o objetivo do indicador, clique no campo e selecione uma das opções disponíveis no campo ou cadastre novos itens caso não tenha nenhum item listado.
  4. Nas informações referentes a coleta:
    1. No campo Forma de coleta, selecione coleta Manual. Ao definir que o indicador é do tipo de coleta Manual o sistema irá gerar a pendência de coleta para que o responsável insira os dados de acordo com a sua periodicidade;
    2. No campo Coleta a cada defina a frequência em que será realizada a coleta dos resultados, e a periodicidade, se será diário, mensal, ou anual. Ex.: 1 mês.
    3. No campo Por selecione quem será o usuário responsável por coletar os resultados deste indicador, ou seja, para quem será gerada a pendência de coleta no sistema.
    4. No campo Início do indicador, defina a partir de qual data que serão monitorados e coletados os dados deste indicador. Ex.: 07/01/2019.
    5. Se os resultados serão monitorados por um determinado período, também poderá definir a data final para o indicador, marcando a opção Definir uma data final. Este campo é opcional. Ex.: 30/12/2020;
    6.  Caso desejar poderá Adicionar prazo para coletaou seja, o usuário terá um prazo para inserir o resultado do indicador no sistema. Ao marcar esta opção o sistema disponibilizará duas configurações:
      1. Coletar até: quantos dias após a data de início do indicador o responsável terá para inserir os dados daquele período no sistema e;
      2. Exibir pendências: quantos dias antes do prazo de coleta, a pendência deverá ser exibida na tela do responsável.Para mais detalhes destas configurações clique aqui
    7. Marque a opção Inserir unidade de medida e defina de que forma será medido esses valores. Ex. gramas, horas, quantidade. Não é um campo obrigatório de preenchimento. 
      1. Para definir a unidade de medida do indicador, clique no campo e selecione uma das opções disponíveis no campo ou cadastre novos itens caso não tenha nenhum item listado.
    8. A opção de Definir casas decimais/Definir formato de horas permite selecionar como os resultados serão exibidos no gráfico. Se a unidade de medida for configurada de forma numérica, será exibido para configurar a quantidade de casas decimais após a virgula, se a unidade de medida for em tempo, será exibido a configuração em formato de hora . Não é um campo obrigatório de preenchimento. 
  5. Após serão exibidas as configurações de Meta e Análise. Essa configuração não é obrigatória, portanto é possível cadastrar um indicador somente para coletar os dados, sem que contenha uma meta e seja realizada a análise desses dados.
    1. Quando habilitada a opção Inserir meta e análise, será disponibilizado o campo Análise por onde deverá definir um usuário para ser responsável por analisar os dados que foram coletados. O sistema permite que a análise seja feita por mais de um usuário.
    2. Também deverá no campo Análise a cada definir a periodicidade em que será realizada a análise dos dados coletados, por exemplo, a coleta é realizada mensalmente, mas os dados serão analisados trimestralmente. Ex.: 3 meses.
    3. Se a opção Exigir registro para análise, for marcada, o sistema irá obrigar o responsável pela análise à inserir uma observação para que o sistema entenda que a análise foi feita. Caso desmarque a opção, o sistema não irá gerar a pendência de análise.
    4. No campo Meta selecione o tipo de meta para este indicador, as opções exibidas pelo sistema são: 
      1. Menor ou igual a: quando o resultado do indicador deve ficar menor ou igual ao valor estabelecido.
      2. Maior ou igual a: quando o resultado do indicador deve ficar maior ou igual ao valor estabelecido.
      3. Entre: quando o resultado do indicador deve ficar entre os valores estabelecidos.
    5. Após definir o tipo da meta, no campo ao lado será definido se o indicador terá: 
      • Meta única: quando a meta do indicador possui um único valor estabelecido.
      • Meta por períodoquando a meta do indicador será diferente conforme o período.
      • Outro indicadorquando a meta do indicador é definida com base no resultado de outro indicador.
    6. Caso seja definido que a meta será Meta única ou Outro indicador, o sistema irá disponibilizar a opção Incluir uma área de risco (limites de controle) dentro da meta. Essa opção tem por objetivo avisar para o usuário que o resultado do indicador está com chances de não atingir a meta. Sendo esta opcional. Para mais informações clique aqui.
  6. Na caixa Mais informações, poderá ser realizada algumas configurações adicionais:
    1. Na caixa Observação, caso houver necessidade, poderá descrever detalhes ou informações relacionadas ao indicador que está sendo cadastrado:
    2. Caso seja necessário, na opção Anexo poderá inserir arquivos
    3. Em Permissão de Acesso:
      1. No campo Quem pode visualizar escolha se haverá ou não restrições de visualização ao indicador em questão, defina quais serão os níveis que poderão acessar o indicador, clicando sobre o nome de cada nível de usuário ou usuário para habilitar a permissão;
      2. Em Quem pode editar metas selecione os usuários ou níveis de usuários que poderão editar as metas do indicador.
    4. Na opção Avisos por E-mail insira os níveis de usuários ou usuários que desejar que sejam comunicados via e-mail caso o indicador não atinja a meta ou sofra alterações nos dados cadastrais.
    5. Também é possível realizar o Desdobramento de indicadores, onde irá definir a Perspectiva deste indicador e os Indicadores influenciados e os Indicadores que o influenciam, para mais informações clique aqui.
  7. Para concluir o cadastro, clique em Gravar, na parte inferior da tela de cadastro.
  8. O sistema irá emitir o aviso de que as informações foram gravadas com sucesso.
  9. Assim que os dados forem gravados, o indicador estará disponível para consulta e sua visualização será composta pelos resultados dos indicadores utilizados no cálculo, conforme detalha este artigo.