As ações imediatas são aquelas medidas iniciais que ajudam a controlar ou minimizar o problema assim que ele é identificado. Geralmente são paliativas, pensadas para resolver a situação naquele momento, até que se compreenda melhor a causa e os próximos passos.
Para continuar, basta preencher os dados da etapa 2 na aba Ação imediata:
Você pode cadastrar uma ou mais ações imediatas, informando os seguintes campos:
- O que deve ser feito: descreva de forma objetiva a ação que será executada.(Exemplo: Troca das mercadorias avariadas.);
- Quem deve fazer: selecione o responsável pela execução da ação;
- Até quando: defina o prazo para conclusão da ação;
Caso o usuário que esteja cadastrando a ação também seja o responsável por executá-la, ele pode finalizar imediatamente essa etapa, para isso, basta clicar no botão Encerrar, localizado na coluna Finalização. Ao fazer isso, o sistema já avança para a tela de encerramento da ação:
Nessa nova tela, é necessário preencher as seguintes informações:
- Data da finalização: informe quando a ação foi concluída;
- Evidência: descreva o que comprova que a ação foi executada;
- Anexo (opcional): caso exista algum arquivo relacionado (foto, documento, etc), você pode adicionar aqui.
Após preencher os campos, clique em Gravar para salvar a finalização da ação e avançar para a próxima etapa:
Caso a ação imediata não seja executada pelo próprio usuário que está cadastrando a não conformidade, é possível direcioná-la para outro responsável, para isso, basta clicar em Concluir após preencher as informações da ação:
Com isso, a pendência será automaticamente gerada na tela de tarefas do usuário responsável, que poderá acessá-la, acompanhar o prazo e finalizar a ação quando concluída:
Nessa etapa das ações imediatas, também é possível:
- Adicionar mais ações:
- Remover uma ação cadastrada, clique no ícone de lixeira:
- Excluir RNC: exclui a não conformidade registrada até o momento (⚠️ ação irreversível):
- Voltar: retorna à etapa anterior sem apagar os dados preenchidos:
Após concluir essa etapa, o sistema irá direcionar automaticamente para a Etapa 3 – Análise de Causa.