A seleção e a avaliação de fornecedores são pontos importantes para a gestão de compras. Afinal de contas a incompatibilidade entre suas necessidades e as ofertas de um fornecedor pode causar custos, atrasos, retrabalho e até prejudicar a reputação da sua empresa. Por isso, avaliar e selecionar os prestadores de serviço é tão importante. 



Mas afinal de contas o que é avaliação e seleção de fornecedores?



Bom, selecionar um fornecedor tem por objetivo encontrar prestadores que possuam condições necessárias para fornecer dentro dos critérios que estão estabelecidos. Nessa etapa geralmente são solicitados dados cadastrais do fornecedor, licenças de funcionamento, documentos que especifiquem as atividades do mesmo, certificações normativas (ISO 9001, SASSMAQ..). Exemplo de critério: Fornecedor deverá ser obrigatoriamente brasileiro;  neste exemplo fica entendido que o fornecedor só estará apto a fornecer insumos e/ou serviços caso o mesmo seja brasileiro, se ele for estrangeiro não poderá fornecer. 



avaliações e reavaliações de fornecedores são utilizadas para analisar se o fornecimento de insumos ou serviços está acontecendo conforme os itens definidos pela sua empresa, assim é possível monitorar para que o mesmo possa corrigir eventuais não conformidades no fornecimento.

Alguns critérios comuns de avaliação:

  • atendimento ao prazo de entrega;
  • se o pedido de compras está compatível com a nota fiscal;
  • a qualidade do material recebido;

Também podem ser avaliados preço, atendimento, garantia, posição no mercado, localização e outros fatores, conforme o tipo e impactos do fornecedor.