A inativação de um documento interno objetiva impedir que ele seja utilizado como fonte de orientação, e pode ser solicitada a qualquer momento. A principal razão para inativar um documento interno é a descontinuidade da atividade ao qual o documento interno se refere.


A solicitação do cancelamento de um documento é realizada a partir da 
tela de consulta que exibe os detalhes do documento interno. Acesse a tela do documento desejado e siga a sequência:


  1. Confira os dados existentes, certificando-se de que selecionou o documento desejado. 
  2. Clique no botão Inativar documento, localizado na parte inferior da tela de Detalhes do Documento;
    Na caixa Motivo, especifique porque está sendo solicitada a inativação do documento selecionado e clique no botão gravar para concluir.

  3. A solicitação de inativação será encaminhada ao aprovador do documento, que irá avaliar o motivo da solicitação e julgar se procede, aprovando ou reprovando a solicitação. Caso o documento só tenha as etapas de elaboração e consenso, a pendência será encaminhada para o elaborador. O responsável pela pendência poderá visualizá-la na tela de início, além de ser notificado por e-mail. 

OBS.: Se o responsável pela solicitação de inativação do documento e o responsável do documento forem o mesmo usuário, o documento será inativado no mesmo instante.


Confira o passo a passo completo no vídeo abaixo: