Assim que o plano de ação for validado, os envolvidos na execução do plano de ação serão avisados via e-mail para iniciar o desenvolvimento das ações, ou seja, após entendermos realmente o que aconteceu, está na hora de tomar as medidas necessárias para saná-lo.
Assim que a ação for desenvolvida, você deve acessar o sistema, inserir a evidência e finalizar a mesma, para isso localize a pendência na sua tela de inicio. A mesma estará identificada com a quantidade de ações que você deve fazer. No exemplo abaixo, o usuário tem 3 ações em seu nome para implementar.
- Ao localizar a pendência das ações na tela de inicio, clique na seta para expandir a relação das ações e visualizar quais estão pendentes para você.
- Ao expandir o plano, o sistema irá mostrar todas as ações que foram criadas juntamente com o prazo de cada uma delas. Todas as ações que foram designadas para o seu usuário estarão destacadas em negrito.
- Para saber os detalhes da ação e também para finalizar a mesma, clique sobre uma das ações.
- Na tela que o sistema abrir será possível visualizar os detalhes da ação e inserir a evidência para finalizar a mesma:
- No topo da página o sistema exibe as informações que geraram a abertura da não conformidade. Exibindo também o ano, código e revisão do registro em questão.
- Clicando em + detalhes, será possível visualizar de uma forma mais detalhada todos os dados, incluindo as informações das disposições iniciais.
- Os campos a seguir trazem as informações oriundas da criação do plano na etapa 2.
- O campo Evidencia é obrigatório e é nesse campo que será inserido a descrição do que foi feito para a ação ser finalizada.
- O campo Anexo é opcional e você pode utilizá-lo para inserir um arquivo que confirme ou complemente a evidência descrita no campo anterior.
- Caso a ação deva permanecer em aberto por mais um tempo antes de ser finalizada, assim você poderá continuar inserindo evidências, clicar em Gravar, assim a ação ficará em aberto.
- Porém se toda a evidência para o encerramento da ação já foi coletada, encerre a mesma clicando em Finalização da ação. Após a finalização da ação não é possível alterar a mesma. A não ser que o responsável pelo acompanhamento do plano reabra a mesma.
- Ao finalizar a ação, automaticamente o sistema irá atualizar a quantidade de ações em aberto no plano e na coluna de prazo irá constar o sinal de que a mesma já foi finalizada e entre parenteses irá mostrar a data que a ação foi fechada.