Erros são inevitáveis em qualquer organização, a grande questão é minimizar a sua ocorrência e impedir que os mesmos se repitam. Quando uma falha é reincidente, significa que não houve o tratamento adequado do problema, do contrário, não teria ocorrido mais de uma vez. 


Analisar a causa raiz do problema tem esse objetivo, identificar o que causou o desvio para que os motivos que o ocasionaram sejam  mitigados ou extinguidos para que não tragam mais prejuízo. 


A pendência de causa raiz é designada pelo aprovador do RNC, ou seja, quem decidiu abrir a tratativa do problema, após o mesmo finalizar a etapa de definição dos responsáveis


  1. Localize a pendência de análise de causa na sua tela de inicio e clique sobre a tarefa Identificar causa-raiz e criar um plano de ação.
  2. Ao abrir a tela da pendência o sistema irá exibir algumas informações:
    1. No topo da página o sistema exibe as informações que geraram a abertura da não conformidade. Clicando em detalhes, será possível visualizar de uma forma mais detalhada todos os dados, incluindo as informações das disposições iniciais.
    2. No canto direito o sistema exibe o ano, código e revisão da não conformidade em questão.
    3. No fim da tela o TOOLS oferece como sugestão para análise de causa as ferramentas 5 porquês, Ishikawa e também anexar a análise que foi feita fora do sistema.


Os artigos a seguir explicam como identificar a causa raiz utilizando cada uma das ferramentas.